Indispensáveis para qualquer piloto que preze pela segurança em qualquer intensidade, nível ou modalidade, as joelheiras de motocross são equipamentos de necessidade elevada para quem quer pilotar por mais tempo e sem comprometer um complexo sistema de articulações do corpo (e que farão falta ou te atrapalharão muito em caso de um acidente). Isso por que as lesões nos joelhos podem causar uma série de aborrecimentos para sua vida longe das pedaleiras da moto, já que os joelhos são responsáveis pela mobilidade no dia a dia, suportar parte do peso do seu corpo em pé e ajudar a manter o equilíbrio, portanto, comprometer o funcionamento dessa parte do seu corpo é sem dúvidas um grande problema.
Existem dois tipos de joelheiras. As convencionais que falaremos mais aqui e as joelheiras articuladas que você pode conhecer um pouco mais clicando aqui. Rapidamente, a diferença existente entre elas está na forma com que as joelheiras articuladas protegem os joelhos em relação às joelheiras convencionais para motocross, já que elas possuem estruturas que simulam a movimentação natural dos joelhos, ou seja, tentam imitar a maneira natural da movimentação com o acréscimo da proteção. Mas o que realmente importa é a utilização do equipamento, afinal, nos dois casos, minimizar os impactos é fundamental para qualquer um dos modelos, deixando sua pilotagem um pouco mais segura e sem comprometer seus joelhos no futuro.
Independente do modelo, o papel principal das joelheiras de motocross é a proteção de uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Com uma busca rápida pela internet, é simples de verificar que a quantidade de modelos existentes de joelheiras de motocross é muito grande e claro que as dúvidas surgem e a variação de preços também, o que gera ainda mais dúvidas. Nesse caso é bom estar atento à questões simples, mas muito importantes para realizar a escolha da joelheira de motocross. Vamos à elas:
Um fator de extrema importância, já que dele depende a qualidade em proteção e conforto na joelheira de motocross. Dependendo da composição, isso faz com que a joelheira para pilotagem seja mais rígida ou mais maleável, assim tornando a proteção contra impactos diferenciada no sentido de absorções, bem como da mobilidade oferecida durante a utilização. As joelheiras mais básicas contam com placas diretas (casquilhos) simples, que protegem a região da patela (osso frontal do joelho) contra impactos diretos, principalmente de pedradas e outros objetos que podem ser arremessados pelo piloto que vai à frente. O principal material desses modelos é o plástico abs, que oferece uma resistência sólida contra impactos e arranhões, mas que não possui maleabilidade, ou seja, é mais rígido que demais tecnologias de ponta e as placas tanto do casquilho quanto da canela são fixas e se movem apenas nas áreas de tecidos.
Alguns fabricantes possuem em seus modelos tecnologias que oferecem condições de melhor absorção de impactos, assim como uma maior mobilidade. Materiais como as espumas de memória, ou colmeias de borracha termoplástica auxiliam na absorção dos impactos e até mesmo ao toque são mais macias que as de plástico abs. Em consequência disso, o valor delas também é maior.
Os modelos mais básicos contam com composição mais rígida e com placas de menor mobilidade, mas que já suportam impactos suficientes para uma pilotagem mais segura.
Um pouco estranho falar de conforto quando se trata de uma joelheira de motocross, mas o fato é que além da proteção elas precisam ser confortáveis e oferecer liberdade de movimentos durante a pilotagem. Os acabamentos internos podem ser de forrações diferenciadas quanto aos tecidos utilizados, como eva ou microfibra, que são mais macios ao contato com a pele. Mas mesmo com maciez, durante a pilotagem em um dia quente e por longos períodos podem ocorrer lesões na pele, por isso é recomentado o uso de meiões ou pernitos para minimizar os atritos. Claro que sem a forração, mesmo com o uso de meiões ou pernitos e bermudas, o atrito do plástico ou de qualquer outro material vai comprometer a durabilidade dos tecidos, e consequentemente a pele irá sofrer.
Muitos fabricantes adicionam aos tecidos diferentes tipos de tratamentos, como sistemas anti umidade, de controle térmico e até mesmo anti microbiano, que auxiliam ainda mais na hora de proteger a pele contra assaduras e microrganismos, mantendo a qualidade elevada para uma pilotagem mais confortável.
Além da proteção e do conforto, a joelheira de motocross também deve oferecer uma certa praticidade para quem pilota, já que com sistemas de fechamentos complexos, a segurança pode até ser elevada, mas em casos de maior urgência e necessidade se torna um sufoco remover ela do lugar, ou até mesmo na hora de colocar levar muito tempo para ser feito. Por isso, fechamentos com tiras em velcro® ou no estilo pernitos são os mais comuns, favorecendo a qualidade e a praticidade para pilotar em qualquer modalidade sem muitos incômodos.
Só aqui na Mx Parts o maior e melhor site off road do Brasil você encontra as maiores marcas e modelos de joelheiras para sua pilotagem, sempre com os melhores preços e condições da internet, confira.