Essenciais para a pilotagem em qualquer modalidade e moto, as mesas para motos de motocross são a união entre a suspensão da moto e o guidão (mesmo possuindo adaptadores as vezes entre eles). Elas são literalmente os fixadores da suspensão dianteira da moto e do encaixe da coluna de direção da moto, permitindo não somente que a absorção das irregularidades ocorra, mas também o direcionamento e controle na sua pilotagem.
De importância vital na moto, as mesas realizam a fixação dos braços da suspensão, coluna de direção e guidão da moto - fundamental para qualquer modalidade de uso e estilo de moto.
Em geral as mesas de motos para motocross são específicas para cada modelo de moto, por isso, a incompatibilidade está sempre ligada à medidas como: diâmetro do guidão da moto, quadro (chassis) e até mesmo da suspensão - e mesmo assim, quando se trata de um modelo importado, as mesas tendem a ter as medidas para o guidão nos padrões utilizados no exterior, a fim de garantir mais praticidade e compatibilidade para os pilotos.
O que realmente diferencia uma mesa de guidão da outra em relação à mesma moto é a altura, tanto para os guidões 22 e 28mm. Elas podem ser baixas, médias e altas, e o critério de escolha é a ergonomia do piloto, ou seja, a capacidade de manter o piloto melhor acomodado (confortável) em diferentes estilos de pilotagem, favorecendo a performance ou a postura - o que varia de acordo com a intensidade, estilo e preferência de cada piloto.
Quanto ao material, em geral a composição das mesas para as motos de motocross são produzidas em aço inoxidável ou alumínio. Vale lembrar que essa não é bem uma peça em que o foco seja o desempenho e o baixo peso, afinal, ela serve para suportar impactos e muita pressão durante o uso e, justamente por isso, vários fabricantes anodizam a peça para garantir mais resistência contra umidades e corrosões na região, favorecendo ainda mais a qualidade para a pilotagem com mais segurança.
Fique atento na hora de comprar a mesa da sua moto, afinal, existem dois tipos - as mesas inferiores e as superiores.
Alguns modelos de mesas superiores já contam com alongadores ou adaptadores de guidão que facilitam a adaptação para o guidão ou a medida de altura e que são chamadas de mesas de guidão.
Os adaptadores de guidão são em sua maioria um caso a parte, já que podem ser trocados na maioria dos casos para os pilotos que preferem a utilização de uma determinada medida ou marca.
Alguns modelos já contam com adaptadores de guidão ou elevações para uma maior e melhor ergonomia para cada piloto.
Vários fabricantes possuem modelos completos que contam com mesas inferiores, superiores, terminais de direção, mesa de guidão e claro, adaptadores de guidão para garantir ainda mais compatibilidade com o uso e praticidade na instalação - tudo em uma peça só para não ter erro na hora das compatibilidades de uso.
Os diferentes modelos, cores e medidas de altura proporcionam um grau de personalização elevado para essa peça tão importante para o conjunto frontal da moto.
Ideais para aumentar ainda mais a segurança na hora da pilotagem, as mesas estabilizadoras ou simplesmente estabilizadores de guidão, ajudam a ampliar ainda mais a qualidade durante a pilotagem, já que em terrenos de maiores trepidações e em altas velocidades, eles auxiliam a reduzir as vibrações e ajudar no controle para que não ocorra o famoso efeito chicote.
Os estabilizadores auxiliam ainda mais na segurança, ajudando a reduzir as vibrações para uma melhor pilotagem em terrenos e situações de maiores trepidações.
Manter a pilotagem mais segura é uma das funções dos estabilizadores e o melhor é que eles garantem a praticidade cumprindo duas funções - a estabilidade junto ao guidão e o fechamento convencional, como em uma mesa de guidão comum, garantindo versatilidade e proteção ao mesmo tempo, sem comprometer o desempenho por onde você pilotar.
Só aqui na Mx Parts o maior e melhor site off-road do Brasil você encontra a maior variedade de marcas e modelos de mesas para sua moto, sempre com os melhores preços e condições da internet, confira.