As botas para motocross são um dos equipamentos mais caros e importantes para o piloto, independente da modalidade que pratica ou o nível de pilotagem que se encontra, pois se estiver iniciando irá precisar de uma bota boa para proteger o tornozelo do impacto dos pisões e erros que irá cometer e se for um piloto de alto nível precisará de uma bota de qualidade que sustente todo o impacto que pode ocorrer em alta velocidade.
Por isso muitos pilotos ficam em dúvida de qual modelo de bota comprar, que alie conforto à segurança, mas que apresente um bom custo x benefício em relação aos seus equipamentos de motocross e trilha.
O primeiro passo deve ser definir a finalidade do uso das botas, por exemplo, qual o objetivo do uso do piloto? Apenas andar no fim de semana no sítio da família ou ir para uma trilha pesada e uma pista de motocross de alto nível? Verificar dessa forma as diferentes necessidades é fundamental para analisar os vários modelos disponíveis no mercado para atender todos os tipos de pilotos.
As botas de trilha de moto mais simples tem a estrutura muito parecida com uma bota top de linha, sendo elas fabricadas em couro (natural ou sintético) e painéis de plástico que oferecem a proteção contra os impactos na região dos tornozelos e pés, além de solado costurados ou injetados e sistema de fecho simples, sendo ideal para pilotos que estão começando a andar nas trilhas e pistas e não querem investir um alto valor inicialmente.
As melhores marcas de botas off road como Alpinestars, Fox, Gaerne, ASW e outras, tem se preocupado cada vez mais em proteger os pés e tornozelos dos pilotos, por isso desenvolvem botas cada vez mais seguras e com sistemas de proteção articuladas no tornozelo, evitando que ao bater o pé no chão ou a pedaleira da moto atinja o tornozelo provocando uma lesão ou fratura no piloto.
Os novos solados foram desenvolvidos em um modelo injetado, sem costura, proporcionando maior durabilidade e aderência da sola, fácil de identificar porque estes modelos não possuem o bico de ferro. Outra vantagem é que o solado é formado por várias camadas de borracha e até metais, evitando que o pé dobre para baixo, mas não deixando a bota dura para caminhar. Vale lembrar que em mesmo em alguns modelos de botas com bico de ferro, a intenção é evitar que galhos atinjam a parte que junta a bota com o solado, garantindo mais resistência e durabilidade.
Os fechos geralmente são de alumínio, mas não fazendo grande diferença pois algumas botas top de linha como a Fox Instinct utilizam fecho de plástico, que devido a sua construção é muito resistente e que diminui um pouco do peso, mas que também aparecem em modelos de botas mais simples como a Bota Fly Maverik ou IMS Top que tem o fecho de plástico com ótima durabilidade. Vale ressaltar que nenhuma bota é indestrutível, podendo qualquer modelo perder um fecho a qualquer momento.
A bota é o equipamento de motocross mais pesado que o piloto carrega, sendo realmente um pouco cansativo e desconfortável ficar com ela, algumas vezes o dia inteiro, mas em busca dessa solução muitos pilotos e trilheiros saem a caça de uma bota que seja leve, as botas variam o peso de 3,5 Kg à 4,7 Kg no máximo, sendo uma ilusão que as botas caras, por serem melhores vão ter um peso menor, pois na verdade acabam ficando mais pesadas por terem muito mais materiais de segurança que os modelos mais simples, que por isso acabam sendo mais leves, mas não garantem tanta segurança.
Um preconceito que alguns pilotos mais experientes as vezes possuem, são com as botas que possuem fecho de plástico, achando que estas irão quebrar toda hora, realmente alguns anos atrás alguns modelos tinham fechos bem frágeis, mas atualmente os fabricantes já desenvolveram um sistema de fecho que não quebre com facilidade, tendo ótima durabilidade, e atualmente são predominantes no mercado esse tipo de fechamento.
É comum ver pilotos andando tanto em pistas quanto em trilhas com coturno, bota de borracha e até de tênis, muitas vezes por falta de conhecimento ou condições financeiras, mas há casos em que vários pilotos tem a bota na bolsa de equipamentos, mas por algum motivo não conseguiu se adaptar, devido à dureza e consequentemente o desconforto, mas que são dois fatores que podem ser resolvidos com as escolha da bota certa.
A principal característica da bota, onde os fabricantes mais investem em tecnologia, é proteger o tornozelo e o pé do piloto, para isso, ela tem de ser firme ao caminhar e se posicionar na moto, limitando os movimentos do pé entre o 2º e 3º fechos, o que acaba gerando um desconforto devido à pouca mobilidade, mas fazendo valer a diferença de preço entre as botas de entrada e as top de linha.
O solado protege o pé para não virar para baixo e é fundamental na absorção de impactos em saltos e ao apoiar o pé no chão. Além disso, um solado em bom estado também oferece melhor grip às pedaleiras, e se estiver muito gasto, é um sinal que ou ele ou a bota inteira precisam ser trocados. Alguns modelos de botas tem o solado avulso para venda, e o ideal é antes de trocar somente o solado, verificar as condições de fechos e proteções.
Com isso em mente o piloto deve avaliar se a bota está exercendo corretamente sua função, se o couro já está mole, não segurando mais os movimentos ou os plásticos já se desgastaram perdendo a eficiência da bota. Dependendo do nível de pilotagem de cada um e a frequência com que utiliza a bota e que anda de moto, a bota pode ter um desgaste mais rápido, em média algo em torno de 6 meses à 1 ano de uso. Essa é a hora de partir para uma bota nova e garantir a proteção do seu pé e tornozelo.
É recomendável sempre escolher 1 número maior que o tamanho do tênis ou sapato utilizado no dia a dia, para que não cause bolhas e aperte os dedos, podendo variar um pouco de marca para marca.
As botas por serem em sua grande maioria importadas dos Estados Unidos, Europa e China, apresentam a numeração americana que vai do 5 ao 15 geralmente, e que são equivalentes ao tamanho Brasileiro 36 ao 47. Por isso cada tamanho Americano equivale a uma numeração dupla no Brasil, por exemplo o tamanho 10 USA = 41/42 BRA, se você usa um tênis tamanho 41 BRA, essa bota tamanho 10 USA seria o tamanho ideal para você.
Não se preocupe depois de comprar a bota e ver na caixa ou dentro dela somente a numeração americana, estamos há mais de dez anos no mercado e para facilitar, já deixamos todas as botas que comercializamos na numeração brasileira.
Lembrando que para a escolha do tamanho da bota deve ser levado em conta o tamanho apenas do comprimento dos pés, pois a altura do cano vem até próximo do joelho, protegendo toda a canela, sendo geralmente em tamanho proporcional ao tamanho do pé. Quanto à espessura, os fabricantes já o fazem pensando que o piloto irá utilizar uma joelheira junto e com a barra das calças por dentro da bota, por isso elas podem ser um pouco mais folgadas nessa região.
Recomendamos que calce a bota com um meião próprio para motocross, que é mais grosso e irá garantir um conforto maior na hora de caminha, além do meião garantir maior conforto e ajudar a evitar bolhas e assaduras.
Por ser um equipamento de proteção e com um valor alto, cuidar bem das botas é essencial para otimizar a durabilidade e manter sua função de proteger os pés e tornozelos em dia, então confira algumas dicas sobre como manter suas botas pilotando junto com você por mais tempo:
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