Essenciais para manter o apoio, auxiliar na estabilidade durante a pilotagem e realizar as trocas de marchas e frenagens, os pedais e pedaleiras não somente auxiliam os pilotos, mas também podem agregar mais estilo na personalização da sua moto, confira um pouco mais sobre cada uma dessas importantes peças para sua pilotagem:
Fabricados nos mais diversos materiais, os pedais para motocross são itens que garantem que cada piloto mesmo com botas para motocross novas e sem uso possam encarar os mais diversos terrenos com maior qualidade de apoio e fixação junto à moto. Os pedais são considerados itens que basicamente permitem o contato direto do piloto com a moto, e são responsáveis por manterem boa parte do funcionamento da moto, já que são os pedais quer possibilitam os pés estarem próximos aos pedais de freios e marchas, garantindo assim o funcionamento de todo o processo de pilotagem.
Cores e diferentes formatos fazem das pedaleiras itens que agregam mais estilo e até mesmo conforto e maior segurança para uma melhor pilotagem em qualquer modalidade.
Alguns pedais para moto possuem maneiras de otimizar a fixação e o grip do solado das botas devido aos cravos, parafusos e até mesmo pontas em materiais que podem ser afiadas, garantindo assim o máximo em fixação e aderência, facilitando a mobilidade do piloto e melhor domínio da moto em diversas situações.
As pedaleiras ainda possuem sistemas retráteis com molas, que oferecem maior durabilidade ao conjunto de peças, já que com esse sistema, em casos de quedas e/ou impactos de batidas, a pedaleira pode dobrar, evitando a quebra e facilitando assim o término da pilotagem, além disso, a grande maioria possui design vazado, afim de evitar o acúmulo de barro e sujeiras em geral, permitindo assim maior grip e aderência em qualquer situação.
Sistemas retráteis com molas na base evitam quebras após quedas e impactos de batidas. Já os parafusos e os dentes são uma preferência de cada piloto em relação à aderência com o solado da bota.
Os pedais de câmbio das motos são essenciais para a performance, já que são os responsáveis pelo acionamento das trocas de marchas na caixa de embreagem que, consequentemente mudam a rotação do motor de acordo com a necessidade de cada piloto.
Já os pedais de freio são responsáveis por acionar o sistema de freio traseiro da moto, auxiliando nas paradas totais ou parciais na hora da diminuição da velocidade, favorecendo as derrapagens/frenagens necessárias para a realização das curvas, garantindo muito mais segurança para a pilotagem.
Alguns modelos de motos ainda contam com pedais de descanso, que facilitam na hora de deixar a moto parada, já que diversos modelos voltados para competições não possuem essa peça, devido à performance e segurança, já que em saltos o pedal de descanso poderia abrir e causar um acidente na hora do contato da moto com o solo.
Da mesma forma que as pedaleiras, os pedais para as motos podem ter diferentes acabamentos em relação aos materiais e pintura, garantindo melhor fixação dos pés e até mesmo maior personalização para a moto com cores que combinam com diferentes kits de plásticos.
Pilotar exige não somente aceleração e proteção com equipamentos, mas também necessita que o piloto possa se movimentar sempre que necessário, mas sem afetar o conforto, pois senão, toda a performance pode ser comprometida. Como os pés são a base de força e equilíbrio enquanto nos movimentamos em pé, sobre as pedaleiras ocorre a mesma situação, e com isso, o controle sobre a moto também é afetado.
Muitos pilotos ao ficarem sobre a moto, mantém uma posição onde o centro do pé fica apoiado sobre a pedaleira, o que dificulta a mobilidade dos pés na hora de ficar em pé e realizar correções, além de gerar menor apoio e força nesse local. Por isso, o correto nesse tipo de situação é sempre realizar o apoio na região dos metatarsos, onde a mobilidade e a aceleração de impulso são muito maiores que no meio do pé, facilitando assim a movimentação e o controle sobre a moto.
Outro fator importante está relacionado ao tamanho da pedaleira e dos pedais, que são originalmente produzidos sobre uma plataforma padrão de medidas para botas número 9 no padrão americano, ou seja, tamanho 40/41 aqui no Brasil. Portanto na hora de escolher o pedal da sua moto, certifique-se que ele possa ser ajustado ou do tamanho mais indicado para seu número de calçado, e claro, vale ressaltar que para escolher a sua bota, um número maior é sempre o mais correto.
As distâncias originais entre as pedaleiras e os pedais podem não ajudar na ergonomia durante a pilotagem, mas é sempre bom estar atento à medida correta em casos de trocas.
Só aqui na Mx Partsa maior loja online off road você encontra a maior variedade de pedais e pedaleiras para sua moto e para sua pilotagem com os melhores preços e condições. Confira.