Para muitos pilotos iniciantes, a segurança pode passar despercebida em itens que aparentemente não são os mais comentados, já que capacetes e botas normalmente vem em primeiro lugar. Mas as cintas abdominais são proteções para motocross tão essenciais quanto os dois itens já citados, já que elas são responsáveis por ajudar não somente na proteção, mas também na forma de pilotagem.
Com colocação em torno da cintura, sua finalidade inicial é a proteção aos órgãos internos, seja durante impactos externos, seja durante quedas sobre estruturas mais rígidas. Normalmente se estendem da linha do diafragma até a cintura, e possuem cintas elásticas, que permitem que a mobilidade não seja afetada.
Além da proteção oferecida mas mais diversas modalidades off road, as cintas abdominais são muito utilizadas por praticantes de trilhas e enduros, contribuindo também na postura do piloto, já que sua coluna fica com menor curvatura durante seu uso, além de oferecer proteção às vértebras lombares.
Nesse caso, a postura conferida pelo uso das cintas abdominais é de grande importância, já que com seu uso, treinos, provas e trilhas mais longas, auxiliam na diminuição das dores decorrentes da má postura, além de ajudar na diminuição do cansaço ao permitir que a postura correta, a proteção e os tecidos gerem conforto e segurança para o piloto focar no exercício de forma otimizada.
Além de ajudar na postura durante a pilotagem, as cintas abdominais, proporcionam grande capacidade de conforto ao utilizar em suas composições diferentes tecidos, tudo para garantir proteção e muito mais qualidade durante sua pilotagem. No interior, suas forrações podem ser de materiais com controle de umidade, que permitem uma rápida absorção e liberação da umidade do suor ou externa.
Além disso, as micro perfurações nos materiais externos, permitem que a passagem de ar seja feita de forma mais livre, garantindo melhor respiração para a pele, mesmo após uso mais prolongados e/ou em dias mais quentes. Seu sistema de fechamento normalmente é feito em Velcro®, o que permite maior facilidade de uso na colocação, ajustes e retirada.
Qualquer piloto que esteja a procura de mais proteção, certamente irá optar por utilizar um sistema que proteja não somente o tórax, mas também o abdômen. Por isso, cada piloto pode escolher entre um colete integral, que já acompanha a cinta abdominal e um colete simples mais a cinta abdominal, proporcionando maior proteção e segurança durante a pilotagem. Cada uma das opções oferecem inúmeras vantagens, mas toda cinta abdominal permite o uso misto com coletes convencionais e protetores de coluna, sem afetar a mobilidade ou o conforto.
Para maior conforto e compatibilidade com demais itens de proteção, as cintas abdominais contam com medidas de uso diferenciadas de acordo com cada fabricante, mas no geral na hora de escolher qual o tamanho ideal da cinta, pode-se utilizar como medida base o tamanho das suas camisas ou camisetas casuais, por exemplo, ao utilizar uma camiseta tamanho M, a escolha da cinta no tamanho M é o mais indicado na maioria dos casos.
Um detalhe que pode passar despercebido pelos pilotos é na hora do uso. As cintas devem ser colocadas por baixo ou por cima da camisa para motocross? A resposta está mais ligada à questão de preferência de cada piloto, ou no caso de profissionais, o uso será pode debaixo da camisa, evitando que os nomes dos patrocinadores sejam cobertos. Por isso, tenha em mente que mesmo com o volume reduzido, uma camisa muito justa pode incomodar na mobilidade ou na preferência de uso do piloto, portanto, é bom ficar atento na hora de escolher o tamanho da sua camisa também.
Com a fabricação externa podendo ser em TPR (thermoplastic rubber - borracha termoplástica), ou junções de diferentes compostos, as cintas abdominais não exigem cuidados especiais na hora da manutenção. A maioria dos forros são removíveis e laváveis, permitindo que a durabilidade seja maior. Na parte frontal, o excesso de sujeira pode ser removido com uma lavagem simples de água e sabão, afim de remover o barro ou sujeira em excesso após o uso, sempre deixando sua secagem para ser realizada em locais à sombra, assim, as borrachas e elásticos não ressecam, garantindo muito mais durabilidade.
Vale lembrar que devido aos Velcros® utilizados, colocar para lavar sua cinta abdominal para motocross com outras peças de roupas diretamente na máquina de lavar não é ideal, já que em camisas ou demais peças confeccionadas em poliéster, o contato pode desfiar a peça de roupa e até mesmo prejudicar a ação de fechamento do Velcro®, devido aos tecidos que podem ficar acumulados, por isso, a lavagem à mão é recomendada pela maioria dos fabricantes, além disso, pelo seu tamanho reduzido, a lavagem da cinta é feita rapidamente devido ao seu tamanho reduzido e facilidade.
Só aqui na Mx Parts, a maior loja off road do Brasil, você encontra as maiores e melhores marcas em opções de cintas abdominais para aumentar ainda mais a sua proteção e conforto durante o uso em qualquer modalidade, e ainda conta com uma equipe especializada para seu atendimento, confira.