O filtro de ar para moto é uma peça fundamental para o bom funcionamento do seu motor, já que o próprio nome já faz referência à uma importante função - a filtragem do ar que irá para a câmara de combustão auxiliar na queima do combustível. Simples e de baixo custo, esta peça muitas vezes passa despercebida pelos praticantes de motocross. Isso ocorre em razão de sua localização: o item fica praticamente escondido na parte interna da moto, o que causa uma certa desconfiança e insegurança dos pilotos para chegarem até ele e realizarem verificações da manutenção ou upgrades.
Diferentes formatos e modelos de filtros de ar para motos - o verdadeiro pulmão da sua companheira de trilhas e pistas.
Assim como os demais componentes das motos, o filtro de ar para moto exige atenção especial quanto à sua manutenção: o descuido ou esquecimento pode comprometer seriamente a durabilidade e o desempenho do motor. Não trocá-lo ou esquecer-se de limpá-lo é prejudicial para o funcionamento da moto, levando a reparos muito maiores e que pesam no orçamento, vista que cada filtro é um item relativamente barato perto de outras peças, já que em caso de pouca manutenção do filtro de ar, peças como pistões podem ser seriamente comprometidas.
A principal utilidade do filtro de ar para moto é remover impurezas do ar ou de sujeira na queima de combustível. Assim, o ar filtrado permite que o equipamento atinja a potência ideal para girar o motor, com alto desempenho e economia de combustível, evitando também que impurezas do ar comprometam a estrutura física das peças, já que algumas partículas podem se acumular ao longo dos anos, causando danos e diminuindo a durabilidade das juntas.
O acesso pode até ser difícil, mas a manutenção é essencial para um bom funcionamento do motor em diversos sentidos.
Não existe uma regra fixa para realizar a troca da peça. Muitos são os fatores que influenciam na troca do filtro do ar para moto, como a frequência ou quantidade de uso e o tipo de solo escolhidos pelo piloto. Apesar de não haver um prazo certo, o ideal é realizar a troca ou limpeza quando a quilometragem do veículo atingir 10.000 km, ou de acordo com os outros fatores já descritos, o importante é saber interpretar os sons e sentir a resposta da moto ao final de cada uso, afinal, nada como o piloto para saber se sua moto está pronta para a próxima, ou se precisa de uma manutenção antes de ter o cabo enrolado novamente.
Para verificar se o seu filtro de ar para moto está sujo, observar a superfície de cobertura é essencial. Caso haja sujeira aparente, é necessário limpá-lo. No entanto, recomenda-se realizar uma análise mais profunda na peça, afinal impurezas podem ficar impregnadas nos poros, afetando assim o desempenho da moto, já que elas evitam a passagem correta do ar.
Na imagem da esquerda um filtro de ar completamente sujo, repare que a sujeira chega a acumular na caixa do filtro. Já na direita um filtro relativamente sujo, mas ainda lavável.
Caso não seja necessário trocar a peça, é possível limpá-la com um pouco de água e sabão. Não é preciso que o filtro de ar esteja completamente sujo para realizar uma limpeza, pois partículas pequenas podem obstruir os poros de ar e comprometer o funcionamento do motor, além de aumentar o uso de combustível, pois com há pouco ar dentro da câmara de combustão, acaba sendo injetado uma quantidade maior de combustível. Evite o uso de produtos químicos ou abrasivos, já que estes podem causar danos nos poros e permitir a passagem da sujeira diretamente para dentro da câmara de combustão. Na dúvida, consulte um profissional para realizar a manutenção.
Na hora da limpeza, mergulhe o filtro de ar em uma solução de água e sabão e esfregue suavemente com um pano limpo para remover toda a sujeira. Vale lembrar que esfregar com muita força pode romper os poros, e ai seu filtro pode ter a eficiência comprometida. Para finalizar, deixe a peça secar à sombra, assim pode ser evitado que o contato direto com o sol queime a espuma, diminuindo a sua resistência e causando furos no filtro.
Água e sabão já resolvem na hora da limpeza, e adicionar o óleo para ajudar a reter as impurezas é essencial para manter o motor em dia e enrolar o cabo com vontade.
Os filtros de ar não possuem um prazo determinado, pois tudo depende dos hábitos do piloto quanto ao uso da moto, por isso, saber interpretar a real necessidade de troca é ideal, afinal em um filtro sem condições de funcionamento é visível o desgaste, já que o excesso de sujeira faz com que o filtro vá se deteriorando, perdendo partículas ou materiais que o compõe, ficando literalmente mais fino e sem elasticidade, causando assim bloqueio não só da sujeira, mas também de parte do ar. Além de realizar a troca da peça, vale lembrar que também é necessário utilizar óleo específico para filtros, essencial para otimizar a retenção da sujeira, impedindo-as de passar pela peça e chegar ao motor.
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