Segurança é fundamental em qualquer atividade e no motocross não é diferente. Para pilotar em alta velocidade e em locais de difícil acesso, o atleta deve conhecer bem as técnicas de manobra e investir em equipamentos de proteção. Os terrenos onde o motocross é praticado são de terra e difíceis para se locomover. Por este motivo, é comum ocorrer algumas quedas ou atritos durante o percurso. Quando o piloto está vestido adequadamente, as chances de acidentes e possíveis lesões diminuem bastante.
As proteções para o uso em qualquer modalidade devem fazer parte da indumentária de cada piloto, independente da modalidade, mesmo que aparentemente algumas modalidades possam oferecem maior risco que outras, mas uma queda com uma moto que pesa cem quilos ou mais pode não ser nada agradável. Por isso, as proteções vão desde as mais simples que minimizam impactos de pedriscos e outros pequenos objetos, até itens responsáveis pela proteção de partes vitais do corpo.
Não deixe se usar os equipamentos de segurança. Eles vão proteger seu corpo e amenizar tombos, quedas e outros sustos.
Cada parte do corpo exige um nível diferente de proteção? Sair com um protetor de pescoço e sem capacete não faz muita diferença, por isso, um conjunto de equipamentos de proteção é ideal para encarar as pistas e trilhas, independente da modalidade. A necessidade de estar equipado para muitos se refere apenas à capacete, botas e luvas, mas braços, pernas e tórax também devem ser protegidos, pois são normalmente os primeiros a terem contato com o solo em casos de quedas e consequentemente, absorverem maiores impactos.
Cada protetor possui uma confecção diferente, seja para garantir mais resistência, seja para proporcionar mais conforto. Aliar os dois fatores é uma missão quase impossível, afinal a absorção de impactos é realizada por materiais mais rígidos e, consequentemente mais desconfortáveis e, quanto mais se aproximam um do outro, as tecnologias empregadas são muitas, fazendo com que os valores também subam, mas garantem com eficiência o que se propõe a proteger.
A região a ser protegida também é levada em consideração, já que braços, mãos, pernas e pescoço precisam ter mobilidade, por isso, as proteções nesses locais são chamadas de articuladas, salvo o protetor de pescoço, que permite movimentação horizontal e o mínimo de movimentação vertical, afim de garantir que em caso de acidente, a coluna cervical mantenha-se reta.
Proteger braços e ombros é muito importante para garantir que a próxima prova, treino ou até mesmo seus passeios continuem a ser realizados. Ela pode ser mínima, como um protetor de pulso, mas que em uma queda pode fazer toda a diferença, confira:
Ideais para quem pratica modalidades de menor intensidade e/ou utiliza protetores de mão, os protetores de pulso são confortáveis e garantem boa mobilidade, além de permitirem excelente respiração para a pele. Podem ser utilizados com luvas, e oferecem proteção contra dores provenientes do esforço excessivo em movimentos e absorções de impactos.
Auxiliam em casos de quedas e minimizam os danos causados por impactos externos de objetos. Muito comum de ser em utilizadas em trilhas devido ao risco de quedas em locais com muitos troncos e pedras, além da garantida contra eventuais batidas contra galhos de árvores. Confeccionadas com tecidos leves e flexíveis, garantem mais mobilidade, mesmo debaixo das camisas.
Ideais para a prevenção de acidentes mais graves ou para auxiliar na movimentação de quem já possui lesões antigas, estes dois tipos de protetores são confeccionados com materiais de alta resistência, afim de garantir muito mais proteção para os pilotos.
Com ajustes ortopédicos, os protetores de ombros permitem que a recuperação de lesões seja feita de forma mais eficiente, além de proteger contra impactos e movimentações fora do normal. Fixadas junto ao tórax, permitem maior mobilidade para praticantes de qualquer modalidade. Fabricadas com materiais mais leves, proporcionam grande respiração para a pele.
Item indispensável para qualquer modalidade, os protetores de pescoço são responsáveis por evitar o efeito chicote de batidas, impedir movimentações em excesso em caso de choques e quedas e ainda, manter a parte cervical da coluna imóvel em caso de acidentes, evitando movimentos incorretos que podem prejudicar a saúde do piloto antes do atendimento médico.
Além da cabeça, os membros inferiores recebem uma certa atenção por parte dos fabricantes quanto ao desenvolvimento de produtos de segurança e proteção, isso porque, as pernas são partes do corpo de movimentação constante durante a prática das modalidades. Levando em consideração o fato de estarem muito próximas à peças da moto que podem causar danos em casos de acidentes, e devido à alta mobilidade, a proteção é muito mais que necessária nesses casos, confira:
Itens mais que necessários para quem pratica qualquer modalidade de motocross, as joelheiras minimizam o impacto de pedriscos arremessados pelo piloto à frente, além de auxiliar a minimizar possíveis danos de quedas e batidas de objetos externos como galhos. As joelheiras simples, permitem boa mobilidade, mas não possuem sistemas de tavas rotacionais para as laterais ou no sentido contrário, oferecendo menor proteção em casos mais graves.
Auxiliam no conforto e otimizam a proteção dentro das botas, já que minimizam movimentos e impactos de forma otimizada, duplicando a segurança que as botas já oferecem. Fabricados com materiais mais leves, permitem que a respiração dos pés permaneça constante, sem prejudicar o conforto, mesmo em dias mais quentes ou por longos períodos.
Da mesma forma que as joelheiras convencionais, as joelheiras articuladas protegem contra uma série de fatores externos. Porém, ao contrário das joelheiras não articuladas, estas possuem proteções que se estendem acima do joelho e nas laterais, impedindo que ocorram rotações multidirecionais ou ainda no sentido contrário à dobra do joelho (para frente), otimizando a segurança e a proteção em diferentes níveis. Além disso, na confecção destas joelheiras, utilizam-se materiais mais leves e com maior resistência como o carbono e airprene, que proporcionam maior conforto e resistência contra impactos diretos.
Só aqui na Mx Parts
, referência no mercado há mais de 10 anos, você compra com o melhor preço e as melhores condições, bom atendimento e segurança durante a compra. Tudo para você enrolar o cabo com qualidade e o melhor preço. Cadastre seu e-mail em nosso site para receber ofertas exclusivas e acompanhe as novidades da loja e sobre o universo do motocrosstambém pelas redes sociais da Mx Parts.