Elas são o contato do piloto com a moto quanto à quase 70% do que é necessário para a pilotagem e em vários casos são esquecidas ou menosprezadas na hora da escolha - são as manoplas de motocross e aqui você vai conhecer muito mais sobre a importância delas para sua pilotagem, além de como escolher a manopla ideal para encarar as trilhas e pistas com mais conforto e qualidade em diferentes sentidos.
Deixadas de lado em muitos casos, as manoplas para motos de motocross oferecem muito mais do que você pode imaginar para sua pilotagem em diferentes condições de climas e modalidades.
Apesar de meio óbvio, a função das manoplas para moto é garantir o controle e a proteção de cada piloto. Isso devido à aderência oferecida às mãos e luvas para motocross sem permitir escorregões se o contato fosse direto com o guidão, além de ajudar na durabilidade do próprio guidão, já que o excesso de sujeira da pilotagem com umidade acabam afetando a durabilidade do material que compõe o guidão da moto.
Basicamente a composição das manoplas para a moto de motocross não varia assustadoramente ao primeiro olhar, mas na verdade dependendo da marca e do modelo você pode se assustar com a diferença de valores. Isso por que além da borracha que é o composto mais utilizado, a adição de compostos que oferecem mais resistência, aderência e os desenhos impressos na manopla da moto fazem com que essa diferença seja maior.
Por isso é bom estar atento à esses detalhes, já que elas são uma das peças em que você estará em contato por muito tempo enquanto pilotar e elas não ajudarem em sua pilotagem será além de desconfortável, prejudicial para as mãos e segurança, e com um detalhe, até mesmo o posicionamento das suas mãos sobre os guidões podem ser influenciados com o posicionamento dos desenhos, causando em muitos casos até mesmo dores nos punhos, então é bom dar uma conferida em alguns pontos:.
Em sua grande maioria os modelos de manoplas para motos de motocross são fabricadas em borrachas que variam de tipos mais macios e simples até composições mais estruturadas, como o Kevlar®. É dela que depende uma maior qualidade na fixação das luvas de motocross, assim como junto ao guidão ou acelerador rápido da moto, mantendo a segurança elevada para a pilotagem. Não somente isso, mas a capacidade de absorver e repassar as vibrações para as mãos do piloto em diferentes níveis de impactos também é uma variável considerável na hora de escolher a manopla, e nesse ponto está a maciez delas - quanto mais macias, melhor a absorção dos impactos, mas em geral, o controle ou a durabilidade de produtos mais macios é menor devido aos atritos. Em contrapartida, manoplas mais finas absorvem menos impactos, mas tendem a transmitir maior capacidade de controle ao piloto - tanto é que em muitos casos uma das adaptações dos pilotos junto às manoplas é a instalação de arames ou cintas para melhor fixação delas junto ao guidão da moto.
Pode até não parecer que isso realmente influencia na hora da escolha da sua manopla para motocross, mas eles ajudam bastante na hora de pilotar, principalmente em diferentes condições de climas e terrenos. Manoplas lisas como no ciclismo basicamente não existem no motocross, por que além das velocidades maiores, as condições de terrenos e climas (excesso de umidade, barro, lama) em geral também são muito maiores, o que gera uma maior necessidade de fixação para as mãos durante a pilotagem. Por isso, a opção de muitos pilotos são as manoplas mais rugosas ou com desenhos diferenciados, sendo os formatos de diamantes, half waffle e a mistura entre eles os mais comuns e famosos, devido à segurança na fixação, capacidade de não retenção de umidade e de barro, favorecendo a qualidade na hora da pilotagem.
Cores, modelos e estilos de desenhos que fazem a diferença para muitos pilotos nas mais diversas situações e modalidades.
Utilizar a manopla de motocross com a moto e todos os equipamentos nas trilhas e pistas com maior quantidade de sujeira (o que é o desafio de todo esporte off-road) e não lavar no pós uso é um grande risco para a durabilidade dos produtos e peças, já que a sujeira não limpo pode ocasionar atritos e dependendo da composição ou outros fatores dessa sujeira danificar ainda mais alguns materiais. E com as manoplas não é diferente.
Após o uso, a falta de limpeza acaba tornando principalmente o barro (que seca) em algo prejudicial para as manoplas e as luvas de motocross - o atrito. A quantidade e intensidade de atritos entre esses dois pontos já é grande, e com pequenos pontos rígidos entre os dois a situação piora, reduzindo drasticamente a durabilidade tanto da manopla da moto, quanto da luva de motocross. Por isso, ao bater água na sua moto, tenha o cuidado de fazer o mesmo nas manoplas e manetes, garantindo assim a durabilidade oferecida por cada produto em sua moto.
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