Os Coletes de Proteção são equipamentos vitais para qualquer piloto, principalmente por protegerem uma das regiões mais importantes do corpo, que em casos de impactos, podem trazer riscos graves à vida do piloto. Independente da necessidade de proteção, ela deve ser feita de forma adequada, além de promover conforto para o piloto.
Dentre os coletes há algumas diferenças, que estão relacionadas às necessidades, tipos de materiais empregados na fabricação e intensidade da proteção para motocross e/ou trilha, já que nas duas modalidades a diferença entre a velocidade e performance é um fator chave. Alguns coletes possuem características diferenciadas quanto à proteção oferecida, já que para cada modalidade e intensidade de uso, existem diversos modelos diferentes.
O colete é um dos itens de proteção que compõe todo o equipamento de um atleta de alto rendimento no Off Road, para entender qual o melhor para você é necessário entender sua pratica e à quais perigos você se expõe enquanto corre, exemplos disto seriam os coletes convencionais x integrais, enquanto um é voltado para proteção e alto rendimento sem incrementar no peso o outro é totalmente dedicado à proteção.
Antes de tudo faça um recapitulação do que precisa, onde sente que esta mais exposto ao perigo e áreas do corpo que costumam sofrer mais danos, após isso é importante ponderar sobre seu conforto e equilibrar ambos segurança e comodidade.
Entenda sempre suas prioridades, diferenciando adicionais de itens indispensáveis, após isso é só buscar algo compatível com seu orçamento.
Entenda não existe um colete ruim, o que acontece é que muitos coletes são específicos para determinado publico de pilotos e outras pessoas sem pesquisar a respeito compram o colete inadequado para sua pratica e depois reclamações não faltam para tanta tristeza.
Um atleta de alto rendimento praticante somente do motocross, provavelmente vai querer um colete leve com nível de proteção regular que não limite seus movimentos e esquente, neste contexto a escolha correta seria um colete aberto, sem ombreiras e com possibilidade de encaixar o protetor de pescoço.
Alguém que somente aos finais de semana sai com os amigos para fazer uma , pilotando sempre muito próximo aos colegas, ira sofrer com pedras, galhos e outros detritos que serão arremessados em seu corpo, ou quedas ocasionais devido à trechos desconhecidos e obstáculos naturais, para esta pratica um colete integral seria perfeito, pois além de oferecer toda a proteção necessária iria poupar muitos custos.
Os erros no momento da escolha de um produto são comuns pela falta de informação e analise individual das necessidades de cada piloto, antes de comprar algo tome notas que vão alem do preço, priorizando sempre seu conforto e segurança.
Os coletes de entrada tem uma estrutura similar aos de nível competitivo, diferenciando apenas nos materiais e método de produção, mesmo entre os plásticos existem singularidades que são apreciadas para um uso especifico, ex a maleabilidade do polipropileno é excelente para choques leves/médios pois o material dificilmente vai ser estressado à ponto de se quebrar ou transferir diretamente o impacto.
Independente do esporte praticado em níveis de alto rendimento equipamentos de segurança não podem ser apenas seguros, sua estrutura e peso devem ser discretas a ponto de não interferir no desempenho do atleta, para chegar neste objetivo os melhores tecidos, materiais e engenheiros são empregados na produção, tendo um produto final robusto proteção com excelente conforto.
As proteções dos coletes são mais robustas e inteligentes, alguns são equipados com espumas flexíveis que enrijecem com o impacto, desta forma são imperceptíveis e fazem com perfeição o papel de uma segunda pele, outros usam plásticos maleáveis de alta densidade que trabalham muito bem sob stress sem deformar.
A forração também evoluiu visando diminuir a temperatura e alcançar um toque semelhante à pele humana, tecidos foram substituídos por materiais sintéticos com baixa absorção de umidade para facilitar a transpiração em conjunto às micro perfurações para maior circulação do ar. Os fechos também foram redesenhados para um encaixe mais pratico e durável.
Parecidos com camisas de manga longa possuem ao longo de sua extensão diversos itens que garantem uma proteção de alto nível, desde cotoveleiras à cinta abdominal a função de um colete integral é uma proteção completa contra qualquer tipo de situação em todas as áreas criticas de seu corpo, seu tecido costuma ser ventilado e alguns modelos oferecem compatibilidade aos protetores de pescoço.
Caracterizado por um layout similar à uma regata, com plásticos posicionados para proteção na região do torsal, o perfil é leve/ventilado e na maioria dos modelos acolchoados para diminuir a transferência de impactos, são compatíveis com protetores de pescoço que complementam à proteção em provas, sendo muito apreciado no Motocross pela leveza e liberdade na movimentação.
Muito se fala sob a forma correta de usar um colete de proteção, o correto é por dentro da camisa para evitar o enfraquecimento do mesmo em decorrência da ação solar e da lama que iram enfraquecer as proteções, desta forma é possível evitar possíveis acidentes como um equipamento preso no colete.
A conservação do produto é relativamente simples e dispensa cuidados sofisticados que não sejam o básico, evitar a exposição prolongada ao sol, guardar o produto em local seco e abrigado de luz.