Proteção e desempenho - duas características procuradas pelos pilotos de motocross em qualquer modalidade. Devido ao tamanho geralmente mais compacto e proteção efetiva semelhante aos coletes integrais na região torácica, os coletes para motocross de impacto oferecem um bom custo x benefício para os mais variados níveis e estilo de pilotos, favorecendo a proteção mas com o peso e o preço mais baixo, em contrapartida, não possuem proteções nos braços, cotovelos e em muitos modelos a cinta abdominal não está presente.
A grande maioria dos coletes de impacto para pilotar possui a fabricação em materiais leves e ligeiramente rígidos, como plásticos e borrachas dos tipos abs, pvc, tpr e tpu, que dependendo das quantidades podem tornar os coletes para motocross mais leves e mais flexíveis, assim como mais resistentes à impactos diversos, independente do nível de impacto ou acidente, estar equipado com um colete de motocross já oferece muito mais proteção do que não possuir nada.
Os coletes de motocross desenvolvidos no estilo de coletes de impacto são ligeiramente menores e visam a proteção contra impactos na região torácica em sua grande maioria.
Vários pilotos fazem essa pergunta. Existe um colete ideal para trilhas? para motocross?. A verdade é que a quantidade de proteção oferecida pode até variar de acordo com o modelo de colete de impacto motocross, já que muitos deles possuem estruturas básicas para peito e costas, enquanto outros modelos contam com proteções de ombros, braços e costelas. Portanto a qualidade e a quantidade de proteções varia bastante e é necessário dar uma boa pesquisada antes de comprar qualquer um, até mesmo porque várias marcas possuem tamanhos e é preciso estar atento à esse detalhe que é fundamental.
Para os trilheiros, a proteção em geral a ser escolhida deve ser sempre superior pela falta de atendimento especializado em casos de acidentes (o que raramente ocorre em eventos profissionais). Assim como a falta de estrutura no meio da trilha, a distância e locomoção até um local para melhor atendimento também é mais complicado que em um evento. Por isso a opção por coletes de maior qualidade deveria ser priorizada pelos amadores. Em geral, o uso do equipamento já ajuda bastante em conjunto com capacetes de motocross, óculos e botas, mas o nível de proteção de cada colete é um fator a estar atento, já que ele pode ser observado em qualidade dos materiais que refletem na qualidade de absorção dos impactos, assim como no conforto e mobilidade de cada piloto.
Nas pistas, os pilotos amadores de motocross que não possuem toda a estrutura profissional também utilizam coletes de impacto - e com maior frequência, já que por serem menores e mais leves, auxiliam na hora de prezar pela leveza e desempenho. Nesse caso a proteção não é contra impactos de quedas, mas sim em sua grande maioria contra as pedradas de torrões de barro arremessados pelos pilotos que vão a frente.
Utilizados em quase todas as modalidades, os coletes de impacto são excelentes opções para quem quer praticidade com um excelente custo x benefício.
Na verdade para escolher um colete de impacto para sua pilotagem não tem muito segredo. Analisar os materiais que o compõe, assim como o conforto oferecido por ela na respiração da pele, seja por cima ou por baixo da camisa de motocross e capacidade de ajustes junto ao corpo são os primeiros pontos a serem verificados para uma melhor garantia de qualidade na sua proteção.
Outro fator importante é a verificação da compatibilidade com os protetores de pescoço (caso você tenha um - e se não tiver é bom começar a pensar em adquirir o seu para aumentar ainda mais o nível de proteção em sua pilotagem), já que se a ombreiras não forem removíveis, as chances de incompatibilidades em casos de diferentes marcas entre o colete e o protetor de pescoço é muito grande.
Verificar o tamanho e a capacidade de ajustes oferecidos pelos diferentes modelos também é fundamental na hora da escolha. A grande maioria dos fabricantes se baseia pela numeração convencional das camisas casuais, mas é sempre bom estar atento à esse fator para não ter prolemas de diferenciações nos tamanhos e perda da qualidade na proteção durante a utilização errada do equipamento.
Por último, o conforto. Alguns fabricantes adicionam tecnologias de ponta para ampliar a qualidade no uso do colete de impacto de motocross. São as forrações em eva e microfibra, que ainda podem contar com tratamentos como controle térmico, de umidade e anti microbiano, mas o fato é que na verdade o que realmente importa é a capacidade em reduzir os atritos do colete com a pele ou tecidos de camisas segunda pele ou camisas de motocross, favorecendo a durabilidade dos dois equipamentos para motocross.
Peso, quantidade e qualidade de proteção, conforto e compatibilidade com outros equipamentos além do conforto são pontos a serem observados e conhecidos antes de comprar seu colete de motocross
Só aqui na Mx Parts o maior e melhor site off-road do Brasil você encontra os melhores fabricantes de coletes para motocross - sempre com a qualidade elevada e com os menores preços em excelentes condições, confira.