Tem pilotos que se coçam só de ouvir a palavra cabo para a moto. Até porque a expressão enrolar/torcer o cabo é destinada ao universooff-road, mas ao mesmo tempo um cabo qualquer rompido gera bastante incômodo - independente de qual seja a função dele na moto, pode apostar que a dificuldade de pilotar sem a ajuda de um deles vai ser grande. Por isso, vamos explicar aqui alguns dos cabos utilizados na sua moto e claro, a importância deles para sua pilotagem, se liga:
Em vários formatos e composições, os cabos para motos off-road são essenciais para ligar partes móveis, conduzir ou transmitir fluídos, óleos e energia para o funcionamento correto da sua moto.
Pela quantidade de cabos existentes em uma moto, já dá para imaginar que eles são importantes. Por isso, vamos listar aqui os principais, e, claro, suas funções e cuidados para você não ter problemas com nenhum deles e atrapalhar sua pilotagem, confira:
Esse não é nada difícil de saber que se for comprometido a sua moto nem sequer liga. Os cabos de vela auxiliam na produção da faísca na ignição e queima de combustível, mantendo o funcionamento correto do motor, e caso o cabo esteja com problemas é facilmente perceptível que haverão falhas no processo de queima do combustível e ignição, como os afogamentos e engasgadas que qualquer motor à combustão dá sinais.
O preferido de qualquer piloto em qualquer modalidade. Afinal, acelerar é o que move a moto e consequentemente a adrenalina para encarar trilhas e pistas em qualquer situação. O cabo do acelerador é literalmente o responsável por fazer a moto passar o comando de aceleração para o motor. Em casos de rompimentos, além de perigoso devido ao ponto de travamento do cabo (se esticado) para o motor, pode causar uma desaceleração repentina e acidentes mais graves, então é importante estar atento à sua condição e até mesmo manter um sobressalente em sua mochila ou bolsa de equipamentos para garantir que tudo se mantenha tranquilo quanto à ele.
Imagine acelerar durante 30, 40 quilômetros na mesma rotação e na segunda marcha, por exemplo. Isso pode acontecer se o cabo da embreagem da sua moto se rompa pelo pelo do caminho e você não quer detonar os discos de embreagem da sua moto ao realizar a troca no seco, sem acionar a alavanca e cabo consequentemente para liberar essa função na caixa. Ou seja, a função desse cabo é liberar o acesso para a troca de marchas e sem ele ou você troca elas no seco (o que compromete a qualidade e a durabilidade das peças) ou você não troca de marcha.
Os flexíveis de freios são cabos voltados para o uso em freios hidráulicos, ou seja, sistemas de acionamento mais eficientes e que tem ganho bastante espaço conforme as novas tecnologias vem barateando ao longo dos anos. As diferenças entre os flexíveis de freios está basicamente na constituição de cada modelo, sendo os mais comuns de borracha, mas já existem como opções flexíveis metálicos que auxiliam na compressão do óleo, que minimiza a perda de energia no processo de movimentação do cabo, já que a borracha tende a ceder ao longo do tempo de uso. Para quem possui motos que utilizam esse sistema, é sempre bom dar uma conferida na situação dos cabos, afinal, qualquer vazamento de óleo pode comprometer a pressão do óleo ou fluido de freio, e consequentemente a qualidade da frenagem.
São cabos que oferecem algo a mais nas funções naturais (acelerador, retorno, melhor condução elétrica, elasticidade, etc...) ou que ainda como no caso do cabo de descompressão, ajudar no processo de ignição em alguns modelos de motos. Cada cabo para moto de motocross, seja ela de trilha ou para o uso na pista possui marcas e modelos diferenciados, seja para a personalização ou para a performance.
Diferentes tipos de cabos existem em sua moto e eles fazem um papel importante na hora de você cumprir o básico como ligar a moto, acelerar e trocar de marchas - por isso são tão importantes.
Só aqui na Mx Parts a maior e melhor loja off-road do Brasil você encontra a maior variedade de cabos para a sua moto, sempre com os melhores preços e condições, confira.