Desde o início da sua paixão pelo motocross, você soube que precisaria cuidar da moto. Não é fácil e você precisa seguir todas as manutenções para garantir que ela tenha uma longa vida útil nas suas mãos.
Se você você comprou uma moto e vai começar a pilotar certamente vai precisar saber quais são os passos antes de pilotar sua moto nova. Depois da pilotar pelas primeiras vezes, você vai ter que lidar com algo bem recorrente: a manutenção.
Veja também
Mas, se você é desses que manteve fervorosamente todas as manutenções recomendadas pelo fabricante da sua moto, sempre manteve a limpeza depois de correr e fez todos check lists, uma noticia: nenhuma máquina pode escapar da ação do tempo.
Mesmo que você tenha a melhor das intenções, pilotar desgasta em vários aspectos sua moto - e as vezes elas acabam cedendo nos momentos mais inoportunos. Os filtros de óleo, filtros de ar e algumas outras peças e óleos/fluídos possuem um tempo de vida útil pré determinado, então você sempre está checando se está tudo ok. Mas algumas outras peças, por não precisarem ser trocadas com tanta frequência, podem ficar esquecidas nas manutenções.
Portanto, se você possui uma moto off road com 5 a 10 anos de uso (ou mais), pode encontrar esses problemas comuns e tentar solucioná-los na próxima manutenção:
Retentores, quando lubrificados de forma correta, geralmente duram bastante tempo. Na verdade, duram tanto que você pode provavelmente esquecer deles. As motos off road tem várias áreas que exigem rolamentos para ter o desempenho adequado, tais como:
Rolamentos dos braços das suspensões;
Rolamentos do link da suspensão;
Uma vez que os rolamentos excedam o tempo de uso, você pode ouvir um som de atrito e sentir certa dificuldade na hora de pilotar. Os pilotos frequentemente esquecem de lubrificar corretamente o rolamentos o que pode minimizar a vida útil das peças. Mas, mesmo quando lubrificados corretamente eles param de funcionar uma hora devido à ação do tempo, lama, sujeira e outras adversidades.
Se você não lembra da última vez que substituir os rolamentos, provavelmente já está na hora de trocar todos novamente. Se o seu bolso ainda não permitir, pelo menos dê uma olhada em como eles estão e lubrifique tudo corretamente.
O fluído de freio está parecendo um pouco sujo? Provavelmente é hora de trocar. Mesmo se você seguir à risca as instruções do fabricante, ele precisa de menos mudanças do que o óleo de motor e outros fluidos que mantém a moto funcionando em forma. Na maioria das vezes, desde que os níveis permaneçam dentro da faixa aceitável, eles não vazam e o cilindro mestre continua funcionando de forma eficiente. Mas ele se degrada com o calor, pilotagem agressiva, absorvendo umidade e também sujeira. Se seus freios parecem estar arranhando, cheque o fluído.
Falando em cilindro mestre, mais um retentor para se preocupar. Um mal retentor resulta em fluido de freio e impede que o pistão funcione corretamente. Uma falha total no cilindro mestre resulta em total falta de freio. Consequentemente, se você possui uma moto mais antiga, substitua o cilindro mestre, limpe os freios e adicione novo fluído.
Como a gente comentou lá em cima, seguir as manutenções recomendadas e ter um cuidado com a sua moto vai ajudar a mantê-la “jovem” e pode inclusive, te livrar de muitos problemas no futuro. Mas, se você negligencia a limpeza e manutenção da moto, pode ter certeza que a lista acima será bem maior.
Fique ligado no blog MX Parts, semana que vem nós vamos te mostrar “como fazer a sua moto velha voltar a ser nova”.
Veja ainda: