Comprar uma moto nova é como ganhar o presente mais esperado de natal: quase impossível não abrir o pacote e começar a brincar de imediato. Resistir à tentação é difícil, mas tomar alguns cuidados e fazer preparações antes das primeiras corridas vai ajudar a começar com o pé direito.
Os vendedores não permitem um teste drive antes da compra, portanto têm poucas razões para garantir as especificações adequadas quando a moto chega. Todas elas seguem um padrão de produção, mas isso não quer dizer que são inspecionadas uma por uma, por mecânicos que confiram todos os óleos e fluídos, parafusos, peças e detalhes. Inclusive, aqui no Brasil as motos novas de cross nunca vem com óleo, água no radiador e engraxadas.
Então quando chegar em casa, seja sensato para fazer uma preparação da moto antes da pista ou trilha. E antes de passar alguns minutos checando tudo, siga as nossas dicas e fique tranquilo para correr sabendo que está tudo ok.
Você pode não vai achar um radiador totalmente vazio, mas um pouco abaixo do normal? Sem dúvida. O mesmo para os fluidos de óleo e freio. Como comentamos antes, os entregadores e fábricas não gastam seu dinheiro ou tempo assegurando que a moto tenha os níveis corretos de fluído. A moto é sua, o trabalho de checar é seu.
Alguns outros ajustes são necessários para que você pilote com a moto funcionando 100% e perfeitamente adaptada ao seu corpo. Por isso sente nela e segure as manoplas para checar se a altura do guidão está confortável para o seu estilo de pilotar e modalidade. Depois disso fique tranquilo para estrear sua moto da forma que quiser.
Depois das primeiras corridas volte aqui para ler “A primeira manutenção da sua moto - o que você precisa saber”.
Texto original Motorsport, traduzido e complementado por nós da MX Parts.