Você pode ser trilheiro ou acelerar nas pistas, mas uma coisa todos concordam: ter uma mala é indispensável. Eu não digo apenas aquela mala com capacidade monstruosa para levar todos os seus equipamentos, mas também uma mochila de hidratação, bag de ferramentas, malas com rodinhas, bolsas de alça nas costas… e tantos outros modelos. O fato é que sempre tem algo pra carregar.
A gente veio hoje te ajudar na missão de escolher a mochila ideal. Rola pra baixo e confira as nossas dicas na hora de escolher a mochila do seu gosto.
A bolsa de equipamento geralmente é bem grande e é feita, claro, para você levar seu equipamento. Geralmente ela possui bolsos específicos para o capacete, botas, roupas de motocross e alguns telados e resistentes à água. Espaço é o que não falta: dá pra levar inclusive uma roupa técnica a mais, ou até a roupa casual para vestir depois da trilha. Tem compartimento para ferramentas, carteira, chaves, e tudo o que você precisa levar para um dia de diversão ou treino.
Um exemplo de bolsa é a Fox Shuttle 180, com comprimento de 89cm, largura de 40,6cm e altura 45,7cm. Esse modelo é produzido em poliéster 600D, um material resistente que aguenta bastante peso sem rasgar ou danificar. A Fox Shuttle 180, em específico, possui alças laterais e rodinhas - assim você escolhe a forma mais fácil para carregar. Confira um vídeo do modelo abaixo.
Várias bolsas de equipamentos também possuem material interno resistente à água, é o caso da Bolsa Stocovich 999 JR. Você pode utilizar os modelos que tem essa função de forma prática, colocando inclusive seus equipamentos sujos ou molhados na mala - para aquele dia que você não quer/pode limpar tudo na hora.
Geralmente as mochilas com alça nas costas são feitas para você levar consigo na trilha. Elas possuem vários bolsos abertos ou fechados com zíper, que podem ser telados ou não, dependendo da sua funcionalidade. Esse tipo de mochila também pode ser usada casualmente, para levar seus objetos para o trabalho, faculdade, escola.
Um exemplo de mochila é a Deuter Race EXP Air, com capacidade de 12 litros + 2 de expansão. Esse modelo é ventilado, feito de Microrip Nylon e pode ser usada também para quem anda de bicicleta, já que possui fechamento na cintura para ficar bem firme.
Outros modelos bem recomendados são:
As mochilas de hidratação cumprem papel parecido com as convencionais quando o assunto é capacidade. A grande diferença entre elas é o reservatório de água que já vem com a mochila.
Esse reservatório tem capacidade que varia de modelo a modelo, geralmente entre 1,5L e 3L.
Importante: várias pessoas perguntam se pode colocar outro líquido ou bebida energética no reservatório da mochila. Os fabricantes não recomendam, pois outros líquidos são difíceis de lavar e podem deixar resquícios que diminuem a vida útil do produto.
Veja ainda:
Algumas mochilas de hidratação podem ter vários compartimentos e comportar bastante carga extra. Outras podem ser mais simples, com espaço quase exclusivo para o reservatório de água.
Um modelo bem recomendado é a Camelbak Chase Vest, confeccionada em nylon 100D, com fechamento na frente - o piloto veste como se fosse um colete. Saiba mais do modelo no vídeo do Canal Youtube Mx Parts abaixo: