Você se divertiu ao máximo, agora é hora de colocar a mão na massa.
Sua nova moto é um investimento que precisa de cuidados especiais para durar muitos anos - ou até a vida toda. O esforço que você coloca nela e o tempo que passa cuidando, vai te possibilitar pilotar em outro dia. A manutenção de rotina é crucial para a longevidade da sua moto e ela começa no momento em que você chega em casa.
Ir direto para a garagem resulta em duas coisas: primeiro, você vai deixar sua moto limpa e preparada para a próxima corrida/passeio. Segundo, você estará desenvolvendo o hábito de limpar sua moto depois de usá-la. Tudo isso é muito bom para dar a sua moto uma longa vida útil. Imagine se você sempre deixasse ela suja, em um ano sua nova moto vai parecer velha e com componentes que não funcionam bem.
Claro que algum dia no futuro você não vai ter energia ou vontade de ter o trabalho todo para limpar ela depois. Você pode inclusive pilotar de volta sem fazer nada além de checar o óleo, e tudo bem, faz parte - desde que isso não vire um hábito.
No entanto, depois da primeira volta com a moto, é necessário fazer uma manutenção geral antes de subir e descer colinas e rampas novamente. Tudo começa com a troca de óleo.
Independente se andou muito ou pouco, verifique o óleo do motor e o filtro de óleo. O óleo do motor é trocado seguindo as recomendações do manual, que geralmente indicam algo em torno de 10h de pilotagem - mas é sempre bom verificar o que o fabricante de cada moto diz.
Quanto ao filtro de óleo, também deve ser trocado seguindo as recomendações do fabricante, geralmente depois de 20h de pilotagem.
Uma moto nova tende a deixar pequenos resquícios de metal no óleo, grande parte é sugada pelo filtro, mas nem tudo. Nesse caso o filtro fez seu trabalho e precisa ser trocado, assim como o óleo - você ficaria surpreso se soubesse o quanto essa sujeira pode danificar o motor.
Resumindo, verifique sempre o óleo e o filtro após andar com a moto. Siga o manual e as recomendações do fabricante para as próximas trocas.
O filtro de ar funciona como os pulmões da sua moto e é extremamente importante que ele seja de qualidade e esteja sempre limpo - lembre de fazer manutenção periodicamente. Sendo assim, depois de cada passeio é muito importante lavar o filtro - pode ser com sabão neutro e água, tirar bem a sujeira e depois passar o óleo de filtro de ar.
A checagem de parafusos também é um hábito pré corrida que você deve ter sempre, mas é especialmente importante nesse primeiro momento. Na verdade, a gente podia mudar o título desse tópico para “cheque tudo que precisa ser apertado”. Não há nada melhor do que verificar pessoalmente todos os parafusos para manter sua moto intacta. Isso vai levar alguns minutos, mas você vai não só garantir que a moto se mantenha em bom estado, mas também ficar tranquilo que nenhuma peça que comprometa sua segurança irá soltar.
Tudo isso pressupõe que você limpe a sua moto antes e claro, faça quaisquer outros ajustes que se enquadrem nas preferências pessoais, como por exemplo ajustar a altura e posicionamento do guidão. Todas as sugestões acima representam o mínimo de cuidado que você tem que ter para manutenção depois da primeira corrida. Depois que começar a pilotar com frequência, siga todas as instruções do fabricante.
Texto original por Motorsport, traduzido e complementado pela MX Parts.