A melhor forma de começar a jogar tênis é comprando uma raquete, tendo um companheiro para jogar com você, algumas bolas e uma quadra próxima. Você será péssimo no início, mas com o tempo, a prática e talvez algumas aulas, vai pegando o jeito e decide se quer continuar com isso ou tentar outro esporte.
Em muitos aspectos, você pode ter a mesma base quanto aos esportes offroad.
Mas uma coisa é quando você é criança e seus pais te ajudam e incentivam a pilotar. Outra é ser adulto e descobrir o esporte por conta própria, com seus amigos ou família que pilotam finalmente te convencendo a tentar.
Então por onde começar?
Como qualquer esporte, você precisa entrar de cabeça e fazer algum investimento. Mas, ao contrário do tênis e alguns outros hobbys recreacionais não é tão simples quanto comprar uma raquete de R$200 reais e um tubo de bolas na loja de artigos esportivos.
Pilotar não é como qualquer outro esporte. Você estará andando em uma máquina potente, movida a combustível. Além disso é bem caro e consome bastante do seu tempo. Algumas motos custam tanto quanto carros - se não mais, e todas requerem muita manutenção. Não é para pessoas que vivem de salário a salário. Não é para pessoas muito lentas que vão empacar nas curvas. Depois de um longo dia de pilotagem, a moto requer muita limpeza e possivelmente trocas de óleos e fluídos. Adicione mais quilômetros percorridos e você terá mais manutenção e tempo em cima disso. E ai o acidente inevitável. Mesmo uma batida pode te custar milhares de reais em peças de reposição.
Começar um novo dia no conforto do quintal provavelmente não vai acontecer. Você vai precisar de uma carretinha, van ou caminhonete (outro possível investimento) para ir até algum lugar para pilotar. Se você mora no centro da cidade, isso significa pelo menos uma ou duas horas indo de carro até o local para passar o dia todo. Isso pode ser muito chato para a maioria dos pilotos - um processo tedioso que resulta em apenas algumas horas se divertindo.
Por fim, você precisa de equipamentos de segurança e eles não são baratos. Compre um capacete, botas, luvas, óculos. Você até pode usar uma calça jeans e jaqueta no início, mas logo vai precisar de uma roupa própria para motocross - que vai te dar mais conforto e proteção.
E ai você cai. Cedo ou tarde todo mundo acaba se machucando. No começa são só mal jeitos, cãibras e pequenas contusões. Mas à medida que você vai se inserindo na comunidade, vai ouvindo histórias de osso quebrados, galhos enfiados nas pernas, concussões, etc. Isso poderia acontecer com você.
Você certamente vai desejar trocar sua XR 200 por uma KTM 450 novinha. Mas se você é como a maioria das pessoas que começa neste novo hobby, logo vai perceber que o entusiasmo acaba diminuindo para um nível razoável e pilotar todos os finais de semana acaba sendo mais difícil - especialmente depois de uma jornada de 40h trabalhadas semanalmente. Em pouco tempo, sua moto de pelo menos R$50mil reais fica parada na garagem.
Ao invés de investir essa grande quantia de dinheiro, ou até a metade disso, empreste a moto de um amigo que já pilota (se ele autorizar) e comece a sair em uma moto pequena como as 150cc. Uma moto 450cc é extremamente poderosa e até mesmo uma 250cc pode te fazer ralar as costas no chão. As primeiras impressões são as que ficam, e se você começar com uma boa impressão, certamente vai durar muito no mundo offroad.
Se o seu amigo sabiamente se recusar a emprestar a moto, existem outras opções que você pode tentar. Procure na internet alguns locais próprios para alugar uma moto ou um centro de treinamento que possa dar aulas emprestando a moto.
Você também pode comprar uma moto usada. Gastar R$3mil em uma XR 200 ou R$12mil em uma CRF230 usada já é muito mais sensato do que pagara R$50mil em uma moto zero km.
Esqueça as pistas de motocross (pelo menos enquanto ainda não fez as aulas). Você não vai conseguir um salto duplo tão cedo, então não há motivos para arriscar uma lesão antes mesmo de começar a curtir de verdade o esporte. Faça trilhas. Isso vai te permitir pilotar no ritmo que estiver confortável e com prudência, representa menos perigo do que a quina da sua mesinha de centro.
Todas as atividades e hobbys exigem investimento. Motocross está no topo de investimento. Se pilotar não for a sua praia, esqueça e bola pra frente. Mas se você se apaixonar pela aventura, se prepare para um mundo novo cheio de emoção, onde você vai se divertir tanto pilotando quando cuidando da sua moto.
Texto original Motosports, traduzido e complementado pela MX Parts.