Todo piloto precisa entender a importância de uma proteção de qualidade para o seu corpo. Parece clichê, mas o uso de equipamentos de proteção vai te ajudar a voltar para casa em segurança e ser recebido com sorrisos e não lágrimas pelas pessoas que te amam. O mesmo vale para a cinta abdominal: um equipamento importante que alguns pilotos ignoram na hora da trilha ou corrida.
Ela tem três funções principais: proteger a parte lombar da sua coluna, firmar seu abdome e garantir uma boa postura durante a pilotagem.
Geralmente elas são feitas de um material rígido na parte traseira e tem fechamento em velcro para melhor ajuste com o corpo. O Velcro bem preso também vai garantir que seus órgãos internos não fiquem balançando enquanto você corre - isso te poupa de ter enjoo ou mal estar antes, durante e depois de pilotar.
Logo que você coloca qualquer cinta abdominal percebe que é impossível pilotar com as costas curvadas. Ao manter a postura correta, você evita dores recorrentes do mal posicionamento na moto off road - e isso pode te poupar de algumas sessões de fisioterapia alguns anos depois.
As cintas geralmente tem a parte rígida construída em TPR (thermoplastic rubber - borracha termoplástica) e as faixas de velcro elásticas para melhor ajuste. Muitas possuem tecido com controle de umidade, que auxilia na absorção e evaporação do suor. Além disso, alguns modelos também contam com perfurações que permitem um melhor fluxo de ar.
Quanto ao tamanho, os modelos podem ser de tamanho único ou P/M/G. Para escolher o melhor para você basta ter como base as suas roupas casuais. Por exemplo, se você utiliza tamanho M em camisetas, uma cinta abdominal tamanho M também vai servir pra você.
Na hora de usar a cinta, muitos pilotos ficam na dúvida: ela deve ser usada para dentro ou fora da camisa de motocross? Na realidade, tanto faz. Você pode utilizar ela tanto para fora quanto para dentro da camisa, basta escolher qual jeito te agrada mais. Nas corridas os pilotos geralmente usam por baixo para evitar que os nomes dos patrocinadores fiquem escondidos pela cinta. Lembrando que é importante escolher bem o tamanho da camisa se quiser utilizar o equipamento por baixo: nesse caso é recomendado usar um tamanho maior para ela não ficar apertada no corpo.