As manoplas, por essência, já servem para proteger suas mãos para não ficarem em contato direto com o guidão da moto off road. Elas, junto com as luvas de motocross, te garantem proteção e segurança - ao mesmo tempo evitam que você faça calos nas mãos durante a pilotagem.
Mas existem vários modelos, marcas e compostos da borracha da manopla, alguns mais duros e outros mais confortáveis. Alguns pilotos reclamam da durabilidade desse equipamento, dizem que duram pouco e precisam ser trocadas com frequência. Mas o que acontece é o seguinte: como existem diversos materiais que compõe a manopla, quando ela é construída de um material muito macio, pode mesmo de desgastar fácil com a pilotagem.
Isso porque ao pilotar você segura com força nas manoplas, e o atrito delas com as mãos pode danificar a borracha. Ao mesmo tempo, se você possui uma manopla macia, apesar de ela ser menos durável, vai ser mais confortável para pilotar. As chances de você fazer um machucado na sua mão são bem menores do que com uma manopla dura, por exemplo.
A manopla dura tem uma vida útil bem mais longa e às vezes combinada com uma luva macia de alta qualidade pode dar às suas mãos uma proteção mais suave. Isso sem dúvida depende do gosto de cada piloto, por isso é preciso testar para ver qual combina mais com seu estilo e gosto.
Existem três tipos básicos de manoplas: as lisas, as com relevo e as que mesclam partes lisas com partes em relevo. Algumas são totalmente lisas, algumas totalmente com relevo, outras meio a meio. Os modelos lisos não são muito usados por pilotos que andam na lama, pois a sujeira e umidade podem fazer a manopla escorregar da mão e atrapalhar o desempenho na corrida. Dessa forma o piloto precisa fazer mais força segurando o equipamento - gastando energia em algo que não precisaria se estivesse com uma manopla própria para sua modalidade.
Alguns calos são inevitáveis. Você pode ter a melhor manopla combinada com a melhor luva: inevitavelmente algum calo pode surgir na sua mão, dependendo da intensidade que segura o guidão. Mas existe uma dica para sofrer menos com os calos, e ela é bem simples: treine mais. Com a maior frequência dos treinos, sua mão vai se acostumando com a textura da manopla e criando uma camada mais grossa de proteção natural.
É como alguém que está aprendendo violão: no início as cordas machucam seus dedos, pois eles tem a pele fina e não estão acostumados com a pressão exercida para tocar as notas. Mas com o tempo e treino seus dedos acostumam e a pele dos dedos fica cada vez mais grossa e resistente - logo você toca sem sentir nada de dor.
Depois que você já está com as mãos acostumadas, com uma pele grossa protegendo a palma, uma coisa que pode incomodar são as bolhas embaixo dos calos. Quando seu calo natural está muito grosso, o atrito da mão com a manopla pode criar esses calos por baixo, gerando muita dor e desconforto. Uma ideia para resolver isso é passar um aparelho de barbear ou lixa nas mãos, diminuindo o tamanho do calo antes de correr.
Existe outro detalhe importante para você verificar que vai fazer uma diferença danada no seu conforto na hora de pilotar. Às vezes os parafusos que prendem o motor da moto estão um pouco soltos, e isso causa uma grande vibração no motor. Verifique se os seus estão bem presos, dessa forma você evita ter dores nas mãos, braços e até ombros pelo movimento repetitivo causado pela trepidação do guidão.