Existem poucas coisas que são consideradas nada entediantes como o caos de pilotar na lama. E ao contrário da chatisse envolvida em arrumar as crianças para a escola - que você se sente aliviado quando acaba, o processo de andar na lama funda pode ser uma das coisas mais divertidas que você pode fazer.
O corpo humano é incrível na sua habilidade de lidar com as dificuldades todos os dias. Mas, muitos dos nossos erros aparecem pela falta de confiança na nossa habilidade natural. Na lista abaixo existem três qualidades que precisamos para lidar com o caos da pilotagem na lama, seguido por quatro técnicas que ajudam a fazer essas qualidades funcionarem no seu maior potencial. Tudo o que você precisa é um pouco de fé.
Pilotar na lama se resume basicamente a ter uma direção firme, assim quando você entrar em uma curva seu movimento deve ser preciso o suficiente para você conseguir mantê-lo por um tempo. Essa é uma maneira de evitar uma reação excessiva, aquele momento onde você sente algo acontecendo e precisa consertar imediatamente. A frente da moto pode deslizar, ou sua correção funciona tão bem que acaba corrigindo outros pontos mais tarde. Aceite o fato de que você está escorregando de um lado para o outro, assim você pode traçar uma rota deslizando. Pelo menos é uma forma de ter controle.
Uma boa regra é evitar virar muito seu guidão, além do ângulo natural, assim você tem a chance de estar preparado para quando seu pneu frontal ganhe tração.
Todos nós sabemos que focar na moto que está a sua frente é inútil, mas como combater isso? Pelo menos, você deve levantar seu queixo. Mesmo se seus olhos estão olhando para baixo, se você levantar um pouco o rosto pode abrir a visão periférica de onde está olhando.
Se você olhar para frente, sua visão periférica vai ajudar a ter uma melhor reação do que se você estiver olhando para um ponto fixo.
.Focar onde você quer ir vai te levar até lá na maioria das vezes.
As marcas fundas de pneu (ruts) em curvas podem ser diferenciais se você souber como passar por elas. Seu freio dianteiro é seu anzol, linha e isca.
Seja qual for o ângulo que você eventualmente entre na rut, use seu freio dianteiro como se estivesse pescando um peixe, e o resto da sua moto vai seguir seu comando. Graças às paredes da rut seu pneu dianteiro não deve deslizar para os lados, mantendo o controle surpreendentemente bem.
Quanto mais velocidade você tiver na entrada da curva melhor, porque você terá mais impulso para usar. Com pouca velocidade você irá precisar confiar no seu controle do acelerador cedo demais. Seu acelerador deve ficar escondido pelo menos até a metade da curva, se possível. A não ser que você sinta que está abrindo muito a curva e se distanciando. Nesse caso, as paredes de lama devem segurar sua roda traseira para acelerar antes. Uma vez que o acelerador está puxado, mantenha ele assim.
Até as motos pequenas são melhores engrenadas em marchas altas durante a lama. O excesso de rotações deixa a moto imprevisível e tende a girar mais o pneu, ao invés de ter aderência como se estivesse em uma marcha mais alta. Pilotar dessa forma também encoraja você a acelerar mais, o que é uma grande vantagem.
Mesmo em pequenas curvas, é bom evitar a primeira e segunda marchas, usando o meio da faixa de rpm mas bastante carga do motor. Isso não não tende a aquecer o motor como você poderia imaginar.
A coisa mais difícil é confiar é que você não vai parar a moto, apesar de que recomendamos que você evite puxar a embreagem. Simplesmente evitando qualquer bloqueio de rotação do pneu (exceto uma frenagem deslizando em curvas mais flexíveis), combinado com uma pequena primeira puxada de acelerador quando precisar, deve manter sua moto andando bem.
Não importa qual obstáculo você está encarando, a técnica de sobrevivência número um vem da posição baixa na moto, assim seus braços ficam em um ângulo reto. Se você volta com seu peso para trás ou não é uma pequena consequência, caso você consiga manter seus braços inclinados.
Imagine encarar aquelas ruts de lama como se você estivesse em um jogo de Rugby. Ouça seu técnico gritando: “Abaixe Coloque seu traseiro como um gorila irritado”, e então permaneça nessa posição (scrum) não importa o que a oposição jogue em você.
Se você manter seus braços dobrados o suficiente seu impulso pode ir a quase um metro da linha onde seus pneus dianteiros estão em contato com o chão até você ter que mudar de rut, porque seu torso pode se deslocar para o lado que você está inclinado enquanto sua moto permanece relativamente reta.
Isso é o suficiente para te fazer passar pela maioria das ruts, mas no caso de você ter que mudar de rut no meio do caminho, mesmo isso vai ser mais fácil se você estiver na posição Scrum. Isso porque o seu torso já está bem para um lado nesse momento, então você tem força e precisão para mudar de rut com uma melhor angulação. Como você quer passar o mais perto de um ângulo reto possível, esse movimento faz seus pneus ganharem a tração que precisam para sair da rut. Se você optar por continuar com esse ângulo através das ruts ou entrar em uma nova linha, a decisão é sua.
É incrível como o pneu dianteiro e o traseiro trabalham bem quando você está agarrando com força o assento com seus joelhos. Se torna um trabalho em equipe, onde ao invés de esperar cada roda desaparecer na lama, qualquer obstáculo deve fazer suas duas rodas deslizarem juntas, o que é bem difícil de acontecer.
Ainda assim, existe uma armadilha: seus joelhos devem estar para trás o suficiente para que eles alcancem o assento, não apenas o tanque de combustível, como a maioria dos pilotos naturalmente faz. Isso não é tão difícil quanto você possa imaginar. É mais um esforço mental para se afastar da posição sentado, junto com a impressão de que você vai perder a habilidade de usar as pernas como suspensão. O fato é que apenas mover suas pernas para frente para evitar um impacto é ineficaz e contraprodutivo. Use seu corpo, acima do joelho, para absorver os impactos junto com a suspensão e potência da sua moto. Então simplesmente aproveite a maravilha de controle que você ganha pilotando assim.
Esse último conceito não tem nada a ver com confiança, exceto que você precisa esperar que seu pneu deslize para os lados quando tiverem chance. Você deve se preparar para isso e contar com uma potencial escorregada antes que ela aconteça.
Isso é crucial e montanhas altas onde o pneu está trabalhando arduamente, ou lugares íngremes onde o pneu dianteiro está freando bastante. Não fique tão focado em sua rota e ignore os ângulos ao lado. Se você está disposto a trabalhar um pouco, pode usar esses ângulos laterais para manter a potência ou frear bruscamente sem se meter em problemas.