Olá piloto. No post de hoje vamos dar algumas dicas de como pilotar uma moto 2 Tempos (2T) de forma profissional, que traga resultados positivos nas corridas e pistas.
Primeiro de tudo, é preciso saber que as motos 2T exigem muito mais técnica, preparo e confiança da parte do piloto. Quer saber por que? Simplesmente porque a 2T não possui freio motor. Quando você pilota uma moto 4 Tempos e entra em uma curva, ela já vai reduzindo a velocidade gradativamente - principalmente quando você reduz a marcha, aquele freio motor ajuda a moto a parar. Assim você consegue entrar muito mais rápido em uma curva do que entraria se estivesse com uma 2T.
Com a moto 2T a coisa muda: você freia e ela continua. Dessa forma essa moto exige muito mais técnica do piloto, porque ele precisa ter muito mais controle e sensibilidade - tanto dos freios quando acelerador. Na saída da curva a moto 2T não tem meio termo: quando o piloto está saindo da curva e está enchendo o motor, ela não é progressiva igual as motos 4T. Nas motos 4T, ao sair da curva, sobem a aceleração progressivamente, enquanto as 2T abrem a aceleração de uma hora para a outra. Dessa forma é preciso ter muito mais controle do acelerador.
Como as motos 2T não possuem esse meio termo, é recomendado que você sempre procure uma escora, uma parede ou canaleta - sempre do lado de dentro da curva, pois se a curva for muito aberta e você for para perto do paredão pode perder muito tempo e isso às vezes não compensa. Claro, é preciso ponderar, pois existem curvas que compensam - é uma questão de sensibilidade e desenvolvimento.
Você pode ir para uma pista, e quando tiver tempo, fazer umas voltas só pelo lado de fora e outras voltas só por dentro das curvas, para ver a diferença entre elas e qual pode trazer mais resultado para você. Você precisa desenvolver essa sensibilidade porque alguma curva pode ser mais rápida por fora e outras mais rápidas por dentro.
Mas aonde você puder apoiar a moto 2 Tempos é melhor para você, porque apoiando a moto você consegue sair da curva com força total. Dessa forma você não tem uma uma curva seca, dura, sem conseguir acelerar a moto - quando acelera ela escorrega a traseira e você acaba perdendo mais tempo ainda.
Outra coisa muito importante é escutar o motor da moto, passar a marcha, reduzir. Muitos pilotos saem de uma curva fechada na terceira marcha - isso é muito errado, é preciso compensar na embreagem. Então lembre-se de sempre escutar o motor da moto.
Agora a dica mais importante de todas: como a moto 2T não tem acordo na saída de curva, você precisa conseguir frear para fazer a curva, mas ao mesmo tempo tentar fazer a curva o mais embalado possível. Dessa forma você não precisa acelerar a moto no meio da curva, apenas na saída dela, evitando que ela escorregue.
Você não precisa esparramar demais, mas entre o mais embalado possível pra conseguir fazer a curva toda no embalo.
Piloto, saiba que o único limite é aquele que acreditamos ter. Acredite no seu potencial e lute para conseguir seus sonhos, mesmo que pareçam ser impossíveis. Treine, estude as técnicas e tenha a certeza de que vai longe fazendo o que ama.