Não é segredo pra ninguém que a segurança é crucial para quem pilota. Os pilotos se preocupam em estar protegidos - boa parte porque já sofreram alguma lesão ou torção. Não importa o motivo, usar protetores e equipamentos de segurança deve ser prioridade qualquer um que se importa com seu corpo.
Os protetores são responsáveis por proteger o corpo do piloto na hora da queda ou impacto. Cada um deles é responsável por proteger uma área diferente do corpo e juntos fazem do motocross um esporte bem mais seguro.
Protetor de pescoço
Muitos pilotos não usam os protetores de pescoço pois acreditam que apenas os profissionais precisam dele. Isso é um erro comum no motocross, mas vale lembrar que nem só os profissionais precisam de proteção Mesmo nos lugares mais simples o piloto pode se deparar com terrenos irregulares, pedras, subidas íngremes, grandes buracos. Todas essas situações facilitam um tombo ou tropeção, e mesmo o mais bobo dos tombos pode causar uma lesão permanente na coluna cervical.
Para exemplificar os protetores de pescoço trouxemos a imagem de um modelo referência no mercado: o Leatt Brace GPX 5.5 . Ele representa perfeitamente o que os protetores buscam: unir conforto e segurança, nesse caso, para a coluna. Esse tipo de protetor limita movimentos bruscos do pescoço, atuando em conjunto com seu capacete, que espalha e direciona o impacto para não sobrecarregar sua coluna cervical.
Protetor de ombro
Existem dois tipos básicos de protetores de ombro: os que servem apenas para um braço e os que protegem os dois ombros. Ambos tem a função de limitar os movimentos de cima e baixo do ombro e evitar torções, mas no caso dos que possuem apenas um lado, geralmente são usados por pilotos que têm ou tiveram alguma lesão e não querem agravar mais seu estado.
Para exemplificar esses modelos trouxemos o protetor de ombro EVS SB04 BRACE IMPACT, que protege apenas um dos lados. Um modelo que pode ser usado para exemplificar os protetores que protegem os dois ombros é o EVS SB05.
Protetor de tornozelo
Os protetores de tornozelo, ou tornozeleiras como são chamadas, são responsáveis para proteger o tornozelo de torções ou grandes impactos durante a pista ou trilha. Eles ainda dão suporte e apoio para o piloto ter mais confiança nos movimentos.
Muitos pilotos também utilizam esse tipo de protetor apenas quando já estão machucados e procuram uma estabilidade para o tornozelo que sofreu a lesão. Eles podem ser usado em qualquer um dos pés.
Ainda existem as bermudas de proteção que oferecem maior segurança e consequentemente, confiança para o piloto que usa para proteger a lateral das suas pernas.
Cada um desses equipamentos varia entre modelo e marca. Por exemplo, existem alguns modelos que são mais arejados, melhor forrados e também mais articulados do que outros.