Imagine receber gratuitamente produtos top de linha para acelerar nas pistas e ao mesmo tempo, ser pago pra isso. Sem dúvidas é o sonho de todo atleta de motocross. Mas isso pode não ser uma tarefa fácil.
O motocross é um esporte muito caro, equipamentos de qualidade muitas vezes tem preços salgados. Para muitos pilotos, conseguir patrocínio no início da carreira é um grande desafio. Isso não é surpresa: as grandes empresas visam ganhar dinheiro e divulgação de imagem ao patrocinar um atleta, coisa que no início poucos pilotos podem oferecer. Isso porque muitos ainda são inexperientes e não tem bons resultados nas pista ou simplesmente ainda não são populares o suficiente para expor a marca.
O patrocínio, por definição, é ajuda em dinheiro ao atleta - uma empresa paga mensalmente ou acerta um valor para o piloto investir na sua carreira, em troca de visibilidade e/ou lucro. Mas existe também o apoio, que é a ajuda ao atleta em forma de produtos ou serviços, como por exemplo uma empresa de energético pode apoiar doando algumas bebidas energéticas para o atleta. Uma loja de motocross como a MX Parts pode, por exemplo, apoiar doando equipamentos para corrida, sem efetivamente patrocinar com dinheiro.
Mas, se é dinheiro que você precisa, não precisa se desesperar. Nós temos dicas de ouro para você conseguir o tão sonhado patrocínio.
Primeiro de tudo, lembre-se que grandes marcas dificilmente vão patrocinar atletas iniciantes. Sendo assim, você precisa começar a ser notado e ganhar patrocínio de outras formas.
Uma boa maneira é prestar atenção nas empresas e marcas que estão ao seu redor, mesmo não sendo de artigos para motocross. Pequenas empresas podem te patrocinar para conseguir visibilidade, como foi o caso do piloto profissional Wellington Garcia, que começou sua carreira sendo patrocinado por uma loja de jeans de um conhecido da sua cidade. Dessa forma o atleta teve custeio para iniciar sua carreira e posteriormente, ser visto e patrocinado por grandes marcas.
Agora você está crescendo no esporte e visa um grande patrocínio. Seu desempenho nas pistas está chamando a atenção e provocando comentários, então a primeira parte você já fez. Mas, lembre que ao patrocinar alguém, a marca está confiando sua imagem a essa pessoa. Portanto é extremamente importante que você aja como um piloto profissional e represente o objetivo da marca.
Ta bem, mas o que é agir como um piloto profissional? É respeitar seus horários, ter cuidados com sua saúde, além do mais importante: medir as consequências dos seus atos. Você não pode fazer coisas antiéticas ou causar uma má impressão na mídia, nos seus fãs ou nas possíveis empresas contratantes.
Além disso, busque marcas que se encaixam no seu jeito de pilotar e, porque não, viver. Se você é um piloto off road que curte corridas de enduro ou cross country, busque empresas que são especializadas em produtos para essas modalidades. Fique atento com a sua identidade, com seu visual e com o que você pode oferecer.
Quem não é visto não é lembrado - nem reconhecido. E isso não quer dizer apenas ter uma boa imagem nas pistas ou trilhas, mas sim ter uma influência e também um público online.
As redes sociais são essenciais para criar e manter a imagem pública de qualquer piloto. Dessa forma, trabalhe para que cada vez mais pessoas conheçam você e se identifiquem com sua forma de pilotar. Você pode começar criando uma página no Facebook e outra no Instagram: poste nessas redes sociais vídeos e fotos de você pilotando, de coisas que tem a ver com o mundo desse esporte e que seus seguidores gostariam de ver.
Após isso, você pode criar um blog ou canal no Youtube com dicas, informações e opiniões sobre produtos, pistas, dicas de pilotagem e o que mais possa interessar ao seu público. Depois que tiver um grupo de admiradores, fica mais fácil ser visto como figura do esporte.
Não adianta ficar apenas no seu mundo, sem correr atrás do patrocínio e empresas que interessam pra você. Em alguns casos os olheiros te acham em alguma corrida ou competição, mas não dá pra esperar isso acontecer - já que não é sempre que eles estarão presentes ou verão suas melhores performances.
Sendo assim, busque o contato das empresas por e-mail e elabore um texto de apresentação. O texto não deve ser longo, apenas apresentando seu nome, seu objetivo, seu tempo no esporte e principais conquistas que teve. Insira junto os endereços das suas redes sociais - dessa forma as empresas vão ter a prova social (ao ver pessoas te seguindo e compartilhando seu conteúdo) de que você é bom e vale a pena levar a marca estampada.
O principal de tudo é sempre dar valor quando conseguir um patrocínio, seja da loja na esquina da sua casa, ou de uma grande marca como IMS, FOX, ASW. Todo o esforço merece ser reconhecido, além disso as marcas que te apoiaram no início foram cruciais para toda sua caminhada dentro do esporte.