O sonho de todo piloto é ser o mais rápido das pistas e alcançar o sucesso através da sua habilidade na moto. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso ter sensibilidade, técnica, treino e muita vontade de ganhar. Existem diversas formas de ser mais rápido e aumentar a velocidade nas pistas, neste post a Mx Parts explica uma delas detalhadamente uma técnica de aceleração para você aumentar sua performance e jogar lama em quem fica para trás.
Primeiro de tudo, para ter um bom desempenho nas pistas é preciso saber a hora correta de acelerar ou frear. Existem alguns momentos importantes para acelerar forte e um deles é na saída de curva.
Como ganhar tempo na saída de curva? Simples, em toda saída de curva imagine que você está em uma largada. Geralmente quando vamos fazer uma largada, jogamos a potência total da moto para ela sair com força e rapidez. Uma boa largada pode render um holeshot e quem sabe, o primeiro lugar na corrida.
Numa saída de curva é a mesma coisa: você precisa acelerar com potência total para deixar os outros pilotos para trás. Mas é preciso tomar cuidado: se você está fazendo uma curva e acelera a moto com potência total, ela pode rodar e te derrubar. Existe um equilíbrio ideal para acelerar perfeitamente, e para você entender como fazer isso não tem fórmula mágica: é preciso treinar muito.
Tenha sempre uma rotina semanal de treinos - isso é extremamente importante para evolução da sua performance pilotando. Quando chegar na pista de treino aqueça com algumas voltas e depois comece a treinar a aceleração na saída de curva.
Quando entrar em uma curva, ao invés de simplesmente puxar o acelerador com força total, comece progressivamente, cada vez mais forte, para sentir o limite da sua moto. Não importa o modelo ou potência dela, é importante conhecer o motor e qual o limite do acelerador dela.
Você entrou na curva e começou a acelerar progressivamente. A partir do momento em que você percebe que a sua moto não vai escapar do seu controle - geralmente quando já está em linha reta ou apoiada em alguma parede, você deve acelerar. Acelere com toda a potência e aperte apenas uma vez a embreagem de forma contínua.
É importante não ficar apertando repetidamente a embreagem pois isso vai te fazer perder potência e deixar sua moto dando pequenos solavancos. Esses “soquinhos” dados pela moto são milissegundos de atraso na sua corrida.
Outro ponto importante é seu posicionamento corporal. Para executar a aceleração de forma mais rápida possível, você deve jogar seu corpo para frente da moto, em posição de ataque, porque assim ela não vai empinar e o controle será total. Além disso esse posicionamento ajuda na aerodinâmica e consequentemente, aumento de velocidade em menos tempo.
Usando essa técnica de acelerar com força na saída de curva, o macete com a embreagem e a sua posição corporal seu desempenho vai melhorar significativamente. Mas lembre-se: para tudo isso funcionar é preciso treinar e chegar até o seu limite.