Ter uma bota de motocross não deixa de ser um investimento alto. Por isso, quanto mais bem cuidada, mais tempo ela poderá ser funcional na sua jornada off road. Quanto mais cuidado, mais durabilidade e para isso existem alguns cuidados que você pode ter para aumentar a vida útil da bota.
Quando voltar do treino e ainda tiver com a bota no pé é bom aproveitar e já lavar ela com uma ducha de pressão. Dessa forma o barro não seca preso ao seu equipamento, assim não amarela nem desbota as cores originais. É importante evitar que a água molhe a parte interna, pois ela seca lentamente.
O sol pode ressecar o couro da bota, por isso recomendamos não deixar secando ao sol. Deixe-a na sombra, ao ar livre, para que possa secar bem ventilada. Deixe ela virada para baixo - assim a água escorre para fora com mais facilidade.
*Retire a palmilha para que seque mais rápido.
O couro, apesar de resistente, é um material que pode sofrer bastante com ressecamento. Por isso você pode ocasionalmente aplicar um hidratante para couro, esse produto vai ajudar a manter a maciez e flexibilidade da bota.
Antes de guardar sua bota por um longo período, certifique-se de que ela está bem seca por dentro. Se ela estiver úmida ou guardada em local úmido e sem ventilação, pode haver formação de mofo. O mofo pode danificar sua bota e diminuir sua vida útil. Você também pode encher a bota com papel macio para evitar o mofo.
Se a resposta for sim, você pode usar um truque para deixá-la mais confortável. Basta molhar ela por fora antes de sair andar, assim ela amacia o couro. Mas claro, não esqueça que toda bota é um pouco dura para andar.