A calibragem dos pneus para praticar motocross é uma grande dúvida de vários pilotos e, alguns que não são curiosos para saber sobre, acabam nem se preocupando com a calibragem ideal dos seus pneus. Mas ta aí uma coisa que pode fazer diferença na sua performance: o pneu com a calibragem ideal vai deixar a moto mais leve ou pesada, de acordo com o terreno que você está andando.
Existem variantes para achar a calibragem certa, e uma delas é o terreno. É preciso levar em consideração o lugar em que você vai correr: é lama? Pedra? Liso? Com bastante tração? Cada terreno pede um volume de libras diferente.
Por exemplo, a calibragem média usada nos pneus é 13 libras. Mas em uma pista molhada, um trecho mais úmido ou tracionado, você pode usar de 9 a 10 libras, de acordo com seu pneu e câmara. Já em um terreno arenoso, 13 a 15 libras são suficientes para fazer com que a moto flua e não fique pesada na hora de andar.
SIM.
Hoje o mercado off road oferece uma variedade imensa de marcas e tipos de pneus, qualidade e densidade da borracha. Os mais conhecidos se separam em macio médio (soft mid) ou médio duro (mid hard). As câmaras de ar, por sua vez, possuem variações de modelos mais finos e mais grossos. Se você está pilotando em um terreno úmido e usa uma calibragem mais baixa, a vantagem é usar também uma câmara grossa - assim a chance de furar o pneu é bem menor.
A verdade é que não existe uma fórmula secreta. Não existe como dizer para você qual é a melhor calibragem para se pilotar, pois além dela variar com o pneu, câmara e terreno, também varia de acordo com o peso do piloto.
O piloto Wellington Garcia, campeão goiano de motocross, conta no seu canal do youtube algumas das suas preferências na hora de pilotar:
“Geralmente, se pode usar menos libras em um pneu mais duro, porque ele é mais firme. Já um pneu macio precisa ficar um pouco mais cheio para não dobrar tanto nas curvas. Quando a pista tem muita pedra você precisa usar uma calibragem alta, por exemplo 15lbs. Em caso de lama, costumo usar 10lbs no pneu traseiro (se a pista não tiver pedras) e 12 no pneu dianteiro. Escolho colocar mais libras no da frente porque quando você anda na lama a frente da moto já fica mais pesada, e se você abaixa ainda mais a calibragem do pneu ela fica mais pesada, com isso você pode machucar seu braço pelo esforço maior ou, no mínimo, ficar bem mais cansado.”
Leve em consideração as dicas da Mx Parts e do piloto Wellington Garcia para tirar suas próprias conclusões. Cada piloto deve experimentar as variações de volume de libras e diferença entre pneus e terrenos para ver qual combina mais com seu estilo de pilotagem.
Essa é uma questão que deve ser definida com o uso, na prática. É preciso colocar a calibragem, andar e sentir a moto para saber como ela se comporta com aquele volume.
Confira abaixo um vídeo do canal da Mx Parts no youtube sobre a calibragem dos pneus off road.