Se estiver iniciando irá precisar de uma bota boa para proteger o tornozelo de torções e dos pisões que podem acontecer quando a moto escorrega. Se for um piloto de alto nível, além da proteção contra torções, precisará de uma bota de qualidade que sustente todo o impacto que pode ocorrer em alta velocidade.
As botas de motocross precisam ser feitas de um material bem resistente para aguentar o impacto. A maioria delas são produzidas em couro e também um plástico rígido.
Alguns modelos ainda possuem uma peça articulada no tornozelo para proteger o piloto de torções. Outro detalhe comum, principalmente nas botas de enduro, é o bico de alumínio, que serve como uma proteção extra na parte frontal.
As botas de motocross geralmente possuem o cano longo, um pouco abaixo do joelho, para oferecer grande proteção à canela, pernas, tornozelo e pés. O cano longo também protege o piloto de galhos, pedras e quedas que podem surgir pelo caminho: quanto maior o cano, mais área de proteção.
Mas precisamos deixar claro que isso não é uma regra. Existem modelos de botas com cano curto e médio. Inclusive a FOX lançou em 2016 a FOX BOMBER, uma bota com cano baixo, que promete grande proteção e maior mobilidade do que as de cano longo.
O fechamento das botas off road geralmente é feito por fivelas e fechos de plástico, ou alumínio. Os fechos por fivelas fazem com que a bota não corra o risco de abrir durante a trilha ou pista, dando mais segurança para o piloto. Além disso, as travas são ideais para os modelos off road, pois uma bota com cadarço poderia desamarrar e enroscar no pedal ou na corrente, deixando o piloto suscetível a acidentes.
Muitos pilotos ficam em dúvida de qual modelo de bota comprar: procuram um modelo que seja confortável e seguro, mas que também apresente um bom custo x benefício.
O primeiro passo deve ser definir a finalidade desta bota, qual seu objetivo? Você pode querer apenas para andar no fim de semana, de forma descontraída no sítio da família, ou ir para uma trilha pesada e uma pista de motocross de alto nível. A partir daí comece a pesquisar modelos que são próprios para sua modalidade, ou mais simples, caso a vontade seja andar de forma não profissional.
Existem modelos mais simples que tem a estrutura parecida com uma bota top de linha, sendo fabricadas em couro e painéis de plástico, os mesmos materiais que as botas mais refinadas. Esses modelos de entrada geralmente tem solado costurado e sistema de fecho simples. Sendo assim, são ideais para pilotos que estão começando a andar nas trilhas e pistas e não querem investir um alto valor inicialmente.
As melhores marcas de botas off road como Alpinestars, Fox, Gaerne e outras, tem se preocupado cada vez mais em proteger os pés e tornozelos dos pilotos, por isso desenvolveram botas com um sistema de proteção articulado no tornozelo, evitando que ao bater o pé no chão ou a pedaleira da moto atinja o tornozelo provocando uma lesão ou fratura.
Os novos solados foram desenvolvidos em um modelo injetado, sem costura, proporcionando maior durabilidade e aderência da sola. Outro diferencial é que o solado é formado por várias camadas de borracha e até metais, evitando que o pé dobre para baixo, mas não deixando a bota dura para caminhar.
O recomendado é sempre pegar 1 número maior que o tamanho do tênis, para que não cause bolhas e aperte os dedos, podendo variar um pouco de marca para marca.
Por elas serem na maioria importadas apresentam a numeração americana que vai do 5 ao 15, geralmente, equivalente ao tamanho Brasileiro 36 ao 47. Dessa forma, cada tamanho Americano equivale a uma numeração dupla no Brasil, por exemplo o tamanho 10 USA = 41/42 BRA, se você usa um tênis tamanho 41 BRA, uma bota tamanho 10 USA seria ideal para você.
Recomendamos que calce a bota com um meião próprio para motocross, que é mais grosso e irá garantir um conforto maior na hora de caminhar.
Confira um vídeo do canal MX Parts no Youtube, falando tudo sobre as botas de motocross: