Quem conhece as câmeras GoPro certamente é apaixonado por elas. Uma junção de ângulo perfeito com condições que qualquer amante de esportes radicais precisa: À prova de água, lama, sujeira e fortes impactos.
Não é diferente com os loucos por motocross, muitos já são adeptos a câmera desde seu lançamento digital em 2007. De lá pra cá muitas atualizações e melhorias foram feitas, e hoje, com um patrimônio de mais de US$ 1 bilhão, a câmera é considerada querida dos viajantes e esportistas mais exigentes.
É fácil acharmos vídeos profissionais e amadores que usam a câmera para gravar a ação dos pilotos. Além de uma qualidade de vídeo sensacional, elas são versáteis quanto à sua fixação - que não deixa nada a desejar. Os suportes são firmes, basta colocá-los de forma correta e escolher o modelo que mais se encaixa à sua modalidade.
Mas antes de tudo, vamos conhecer um pouco mais sobre os melhores 3 modelos de GoPro disponíveis no mercado, a GoPro Hero 3+, GoPro Hero 4 e a GoPro Hero 5.
A GoPro Hero 3+ foi lançada em 2013 e ainda é um dos melhores da marca. A câmera é um upgrade das suas antecessoras (GoPro Hero, GoPro Hero 2, GoPro Hero 3), com várias funções incríveis. Primeiro de tudo, captura vídeos com 4K (15 fps), 2.7K (30fps), 1440p (48fps), 1080p (60fps) e muito mais. Foram feitas melhoria no áudio, qualidade de filmagem com pouca luz ou noite, menor tamanho e capacidade de bateria.
A GoPro Hero 3+ está disponível em três diferentes modelos: Black, Silver e White, todos com WiFi embutido e controle remoto.
A GoPro Hero 4 foi lançada em março de 2015 e apresentou várias melhorias em relação a Hero 3+, mantendo o excelente padrão de qualidade. Ela existe em dois modelos: o Silver e o Black. A Silver possui um monitor LCD touchscreen acoplado, facilitando para mexer nos menus e visualizar as fotos na própria câmera - o que antes era impossível.
Além disso ela grava vídeos que vão de 720p a 120 fps até 2,7 K a 30 fps. Ela também faz fotos em 12 MP com até 30 frames por segundo.
O modelo Black é o top de linha, conta com um processador duas vezes mais potente. Ela grava vídeos em 4K a 30 fps.
Os dois modelos fazem fotos em 12 MP com até 30 frames por segundo e também possuem WiFi e Bluetooth integrados. Os modelos Hero 4 ainda contam com a tecnologia Night Lapse, que melhora a imagem em locais com pouca luz, podendo manter o obturador aberto por um período de tempo maior.
Elas podem ser submersas na água por até 40m de profundidade, diferente do primeiro modelo lançado pela marca, que aguentava até 5m embaixo d’água. Lembrando que para serem submersas precisam estar dentro do case próprio para elas, que vem junto com a câmera.
A GoPro Hero 5 é o topo da tecnologia das GoPros, lançada em 2017. Confira alguns itens que permanecem e outros que diferenciam ela dos outros modelos:
Controle por voz: você tem as mãos livres para registrar todos os momentos.
Display de toque: é possível mexer na tela com seus dedos e selecionar fotos e vídeos de forma fácil e rápida.
A prova d’água: É o primeiro modelo que aguenta até 10m embaixo da água sem o case de proteção.
Controle simples: basta apertar uma vez o botão obturador, ligar a câmera e iniciar a gravação automaticamente.
Vídeo em qualidade 4K.
Foto Raw: Formato que oferece mais qualidade nas fotos e flexibilidade na hora da edição.
Ajuste de exposição: você pode ter um ajuste perfeito de exposição e luminosidade com um simples controle na tela.
Agora que já conhecemos os três melhores modelos, vamos para os melhores suportes para prender sua câmera na moto ou capacete, da forma como desejar.
Ter uma GoPro para filmar sua trilha e guardar de recordação ou acompanhar sua evolução no esporte é algo incrível. Mas para você ter uma imagem limpa e com pouca trepidação é preciso escolher o suporte que mais se encaixa com o seu jeito de pilotar ou moto. Umas dessas opções é o suporte para tubos, que se adapta facilmente à estruturas cilíndricas, como o guidão da sua moto. Dessa forma você consegue uma imagem frontal da trilha, filmando em primeira pessoa.
O Suporte de Sucção é perfeito para superfícies lisas e vidros. Permite que ela fique fixa firmemente, ao mesmo tempo é possível mudar a câmera de posição de forma rápida por sua base de liberação. É recomendado prendê-lo na parte superior do tanque ou nas laterais dele, onde se consegue filmar o trajeto e o trabalho das suspensões.
O suporte frontal para capacete permite uma visão em primeira pessoa de todo o trajeto. Mas, diferente do suporte para tubos, esse modelo fica preso ao capacete, proporcionando um visão mais abrangente.
Além disso o piloto pode movimentar a cabeça e filmar para os lados, conseguindo imagens bem dinâmicas.
E você, já decidiu qual a melhor câmera e suporte pra você? Já utiliza a GoPro e tem um suporte favorito? Conte pra gente a sua experiência nos comentários abaixo.