Ser atrasado por um piloto mais lento pode ser uma das coisas mais frustrantes na corrida. Para o piloto isso pode simplesmente arruinar seu ritmo. Para a equipe é provavelmente pior ainda, porque eles vêem tudo acontecendo e não podem fazer nada para ajudar. Colocar pontos de exclamação a mais no quadro com a frase “PASSE ELE” não vai ajudar muito.
Esse problema também é uma das mais difíceis questões de se abordar como treinador. Não há regra dura e rápida, além de ser difícil ajudar com esse problema pela sua complexidade. Então está na hora de compartilhar duas dicas alternativas que ajudaram vários pilotos ao longo dos anos.
Usar uma linha diferente do que a do piloto da frente provavelmente é o conselho mais fácil a se dar, no entanto pode não ser a melhor coisa a se fazer sempre.
Não me entenda mal, existe uma grande sabedoria para evitar a procissão atrás dos jovens pilotos, e “não seguir” deve ser a dica número um nessa situação. Ser capaz de usar uma linha alternativa significa que o erro inevitável do piloto da frente pode ser usado por você e, melhor ainda, pode te ajudar a evitar um acidente frustrante e possivelmente perigoso. No entanto, essa peça de ouro precisa de um pouco de refinamento, pois em algumas horas você deve seguir o piloto na mesma linha. Não, não foi um erro de digitação, então vou dizer novamente: deve seguir.
Na corrida, usamos uma linha alternativa do piloto da frente desde que isso não cause perda excessiva de energia ou tempo. Isso parece óbvio, mas na verdade é bem complexo. É fácil ficar tão preso às linhas alternativas que você pode perder algumas oportunidades de ultrapassagem.
Se você está levando mais de duas voltas para passar alguém que está te segurando, faça o esforço mental de lembrar qual a parte da pista que você é obviamente mais rápido que ele. Pense em mais umas duas partes, se possível. Então se certifique de estar bem na cauda dele antes da sessão, mesmo que isso signifique segui-lo por uma volta ou duas. Poupe sua energia para uma explosão de intensidade, e depois faça ela valer. Se não funcionar, pense em frente na sua próxima oportunidade e foque em permanecer bem junto da traseira dele antes da próxima seção. Outro bônus é que você pode se poupar da dor de um esforço desperdiçado quando não estiver em um bom ponto de ultrapassagem.
Infelizmente é um fato que a maioria das pessoas pilota melhor quando está seguindo o bando, depois de um acidente no início da corrida. Parece que todos aqueles nervos que normalmente nos seguram simplesmente desaparecem e nós conseguimos correr com a cabeça limpa, combinando apenas a quantidade certa de raiva. Os outros pilotos não são mais do que obstáculos sem nome, que você simplesmente atravessa, como adversários em um video game.
Isso até que alguma coisa (ou alguém) te devolve o medo familiar no meio da fumaça vermelha, fazendo algo inesperado. Você se vê preso atrás dele por algumas voltas, que se tornam muitas voltas. Você fica preso no modo dele e não consegue se livrar disso, não importa o quanto tente.
Esse cenário é ainda pior quando você não errou no início da corrida, mas se acha preso na posição de trás de um desses pilotos que você teria passado no cenário acima. Felizmente há um segredo para te ajudar a superar essa situação frustrante.
Por mais difícil que seja, a melhor coisa a se fazer é dar uma certa distância da pessoa da frente. Isso geralmente pode ser feito sem o risco de ser ultrapassado pela pessoa que está atrás de você escolhendo particularmente uma linha da pista para ser seu lugar enquanto você desacelera. A maioria das pessoas luta para se adaptar rápido o suficiente para fazer a passagem acontecer, enquanto a pessoa da frente tem uma chance de relaxar. O que é exatamente o que você quer.
É aí que você precisa acreditar na sua habilidade de pilotar melhor do que a pessoa que estava te segurando e começar a aumentar o calor. Quase inevitavelmente você vai se encontrar alcançando ele rapidamente porque um pouco do seu entusiasmo pode voltar e você aproveitará esse momento para passar pelo adversário e entrar no ar fresco. Esteja ciente de que isso é uma coisa que agita os nervos, mesmo sendo comprovado que funciona ridiculamente bem.
Essa obviamente não é uma lista exaustiva de dicas para aprender a ultrapassar. Nós poderíamos falar por horas sobre táticas de intimidação, passes de bloqueio ou a tática mais eficiente de todas - que é tendo um bom início de corrida. As duas dicas que focamos aqui são simplesmente coisas que ninguém compartilha frequentemente - não porque estão preocupados em perder algum tipo de ingrediente secreto, mas simplesmente por saírem do modo convencional de lidar com as coisas. O único jeito de praticar essas dicas é na pista de corrida, então sugerimos que você adicione elas às suas táticas de corrida e comece aplicando em competições menores e mais fáceis antes, assim você ganha experiência e confiança. Ensine para eles como se faz e podemos garantir que isso vai te ajudar a evitar um dos mais frustrantes aspectos do nosso grande esporte.