Felizmente existem formas bem melhores de ajudar de uma forma simples: antes de qualquer um se sentir seguro puxando o acelerador, precisam estar confiantes diminuindo a velocidade pela frenagem.
Simples, né?
Todo mundo seria mais feliz se quando mais novos fossem ensinados a frear corretamente. O pai fictício aí de cima realmente estava tentando ajudar, mas infelizmente para os dois a única instrução que ele havia dado para o filho sobre frear, era não usar o freio dianteiro.
Qualquer um que não pilota pode perguntar: “porque alguém diria para seu filho não usar o freio da frente?”. Se você já foi jogado de cara no chão depois de puxar muito o freio dianteiro entrando em uma curva, a resposta é bem clara: “para seu próprio bem”. Enquanto não usar os freios dianteiros é uma solução a curto prazo, ela também pode causar problemas nos próximos anos, que seguirá na idade adulta.
Qualquer um que já rodou um pouco sabe que o freio traseiro é menos eficiente do que o dianteiro. O freio traseiro faz com que a suspensão traseira endureça, fazendo a moto sacudir mais. Isso, sem mencionar o efeito de ficar impossível inclinar-se o suficiente para entrar na curva - mesmo assim, muitos de nós ainda usam muito o freio traseiro.
O que precisa ser ensinado é o quão forte o freio dianteiro deve ser usado antes e depois que você começou a virar. No último caso, é preciso ter cautela ao usar o freio dianteiro uma vez que você entrou na curva, é preciso usar mais dele antes disso, enquanto ela ainda está em posição vertical. A primeira coisa a ensinar são quais dedos usar na alavanca, porque quando as coisas ficarem complicadas, ninguém vai querer usar muito o freio se tiver que largar o guidão.
Na próxima vez que você pilotar, tente dar uns puxões no acelerador e depois no freio e veja quais os dedos você normalmente usa. Pelo menos o seu dedo polegar e mindinho devem ficar fixos na manopla. Se você tiver que forçar seu mindinho a ficar na manopla enquanto segura na alavanca do freio, então você deve repensar qual(is) dedo(s) usar no freio dianteiro.
Depois disso é bom ir para um pista pequena, com apenas duas curvas e duas retas, você pode colocar dois barris e andar por fora deles, ou fazer um 8 entre eles. O que isso ensina é usar bastante potência e depois frenagem em linha reta, sem o medo de cair por frear muito tarde (porque eles só irão perder a curva se não conseguirem desacelerar a tempo, ao invés da clássica combinação de frear e virar ao mesmo tempo por pânico).
Logo, os pilotos jovens estarão acelerando muito mais, simplesmente porque eles sabem que agora podem parar melhor do que nunca. O bônus para adultos é que se praticarmos o uso do freio dianteiro, podemos depender muito menos do traseiro para uma frenagem mais suave.
“Então”, o pai fala lentamente e empolgado, “como eu dizia antes, lembre-se de usar seu indicador no freio dianteiro assim que não quiser mais acelerar, para reduzir rapidamente antes de virar”.
Bem melhor agora.