Home > Dicas > Técnica para frear - quais dedos usar
Técnica para frear - quais dedos usar
17/08/2017
Dicas
O pai está prestes a explodir de frustração. Enquanto isso Jimmy, com seus ombros baixos, finge ouvir mais uma vez o que o seu pai vem repetindo sobre como ele precisa torcer o acelerador com mais força.

Isso já aconteceu com você?

Felizmente existem formas bem melhores de ajudar de uma forma simples: antes de qualquer um se sentir seguro puxando o acelerador, precisam estar confiantes diminuindo a velocidade pela frenagem.

Simples, né?

Todo mundo seria mais feliz se quando mais novos fossem ensinados a frear corretamente. O pai fictício aí de cima realmente estava tentando ajudar, mas infelizmente para os dois a única instrução que ele havia dado para o filho sobre frear, era não usar o freio dianteiro.

Qualquer um que não pilota pode perguntar: “porque alguém diria para seu filho não usar o freio da frente?”. Se você já foi jogado de cara no chão depois de puxar muito o freio dianteiro entrando em uma curva, a resposta é bem clara: “para seu próprio bem”. Enquanto não usar os freios dianteiros é uma solução a curto prazo, ela também pode causar problemas nos próximos anos, que seguirá na idade adulta.

Promoções MX

Mas espere, tem mais

Qualquer um que já rodou um pouco sabe que o freio traseiro é menos eficiente do que o dianteiro. O freio traseiro faz com que a suspensão traseira endureça, fazendo a moto sacudir mais. Isso, sem mencionar o efeito de ficar impossível inclinar-se o suficiente para entrar na curva - mesmo assim, muitos de nós ainda usam muito o freio traseiro.

O que precisa ser ensinado é o quão forte o freio dianteiro deve ser usado antes e depois que você começou a virar. No último caso, é preciso ter cautela ao usar o freio dianteiro uma vez que você entrou na curva, é preciso usar mais dele antes disso, enquanto ela ainda está em posição vertical. A primeira coisa a ensinar são quais dedos usar na alavanca, porque quando as coisas ficarem complicadas, ninguém vai querer usar muito o freio se tiver que largar o guidão.

Na próxima vez que você pilotar, tente dar uns puxões no acelerador e depois no freio e veja quais os dedos você normalmente usa. Pelo menos o seu dedo polegar e mindinho devem ficar fixos na manopla. Se você tiver que forçar seu mindinho a ficar na manopla enquanto segura na alavanca do freio, então você deve repensar qual(is) dedo(s) usar no freio dianteiro.

Depois disso é bom ir para um pista pequena, com apenas duas curvas e duas retas, você pode colocar dois barris e andar por fora deles, ou fazer um 8 entre eles. O que isso ensina é usar bastante potência e depois frenagem em linha reta, sem o medo de cair por frear muito tarde (porque eles só irão perder a curva se não conseguirem desacelerar a tempo, ao invés da clássica combinação de frear e virar ao mesmo tempo por pânico).

Logo, os pilotos jovens estarão acelerando muito mais, simplesmente porque eles sabem que agora podem parar melhor do que nunca. O bônus para adultos é que se praticarmos o uso do freio dianteiro, podemos depender muito menos do traseiro para uma frenagem mais suave.

“Então”, o pai fala lentamente e empolgado, “como eu dizia antes, lembre-se de usar seu indicador no freio dianteiro assim que não quiser mais acelerar, para reduzir rapidamente antes de virar”.

Bem melhor agora.

Texto feito pelo blog Broxy Tips & Tricks, traduzido e alterado pelo blog Mx Parts
Posts Relacionados
Dicas
Como aumentar a vida útil da bota de motocross?
03/08/2017
Conheça dicas que vão te ajudar a manter a vida útil da bota de motocross e deixá-la parecendo nova por muito tempo
ver mais
Dicas
Como conseguir um holeshot
08/08/2017
Confira dicas sobre como conseguir o tão disputado holeshot.
ver mais
Dicas
Como montar um kit completo de equipamento com menos de mil reais
17/08/2017
Você quer muito comprar seu primeiro kit de equipamento, mas sempre acha os equipamentos caros demais pro seu bolso? Confira produtos que vão te ajudar a montar um kit completo com menos de mil reais.
ver mais
Dicas
Dicas para pilotar na lama
15/08/2017
Está cansado de penar para conseguir pilotar na lama e escorregar pela falta de tração nas rodas? Veja aqui dicas de como melhorar sua performance e jogar barro nos seus oponentes
ver mais
Aproveite super descontos
-28%
Luva 100% Ridefit
R$ 179,90
-45%
Tear Off Dragon MDX Laminado - 14 Unidades
R$ 54,90
-20%
Luva 100% Sling Mx
R$ 199,90
-64%
Bolsa de Quadro Stocovich Média
R$ 28,40
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Parts Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.