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Como construir uma rampa em casa
03/04/2018
Dicas
Você está cansado de dividir a pista com os outros pilotos que ficam no seu pé enquanto você treina? Gostaria de ter uma pista exclusiva para treinar, testar, limpar e usar da forma que quiser? Apesar de não ser fácil construir um lugar para praticar saltos sem um bom equipamento, também não é nada impossível. Seu esforço vai valer totalmente a pena quando estiver saltando na sua própria obra, sozinho ou com os amigos que quiser chamar.

Onde construir minha rampa?

Se você tiver um bom espaço, sem dúvida será capaz de construir uma pista completa. Mas, por hora, vamos focar em achar um local para você construir uma boa rampa de salto.

A primeira coisa que você precisa escolher é o lugar que vai construí-la. Provavelmente você não vai querer colocá-la perto de grandes árvores ou rios/poços até você ser mais experiente e não correr risco de cair em cima deles. O chão não precisa ser plano. Na verdade, se escolher um local que tenha alguma inclinação será mais fácil de construir a rampa de salto porque você pode cavar a terra para a decolagem.

Depois de escolher um bom lugar, existem alguns outros pontos que precisam ser pensados, como: que tipo de salto você quer? Quão alto você quer chegar? Que tipo de terreno quer?

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O que?

Se você quer um salto que te dê mais distância, uma boa estimativa é 3 para 1. Isso significa que para você ter um salto de cerca de 3m é preciso uma rampa de 1m de altura. Então se seu salto for de 9m, então uma boa medida para a rampa é 3m de altura. Nesse ponto você já deve ter escolhido o lugar onde vai colocar e quão alta ela vai ser.

Por outro lado, se você quiser um salto no estilo supercross, isso é um pouco diferente. Os saltos de motocross são graduais, enquanto os de supercross geralmente tem um ângulo maior e te dão mais altura. A principal diferença em construir uma rampa de supercross é que você vai precisar de um ângulo mais acentuado, então ao invés de 3:1 precisa de 2:½ ou até 2:1.

Quão grande?

Outras coisas precisam ser pensadas para construir a rampa ideal e ter certeza de que você vai ter uma decolagem gradual, não abrupta - a ideia é evitar que você seja empurrado e jogue sua moto para o ar. Além disso você precisa ter certeza que a base do salto seja maior que o comprimento da distâncias entre o eixo da moto off road. Se a decolagem não for longa o suficiente, não será um salto suave.

Terreno

Uma vez que você sabe que tipo de salto quer fazer e quão grande ele será, então você precisa decidir o que fazer com o terreno. Uma boa rampa/morro para saltar teve ter uma boa quantidade de barro, então se você tiver sorte o suficiente para ter barro ou uma mistura de argila para solo, use-a. Se você tiver areia mas não quiser reconstruir sempre que for saltar, pode misturar com a argila. A argila é barata, mas se você precisar que alguém leve até o local para você então pode morrer com mais algum dinheiro. Isso não quer dizer que você não deve fazer rampas de areia, afinal vai ser mais fácil e durável se você jogar água com frequência.

Construindo...

Chegou a hora de construir. Se você tiver grandes equipamentos como escavadeiras e tudo mais, muito bom. Mas para aqueles que vão usar tratores, caminhonetes ou até pás, não percam a confiança. É possível fazer um bom local de salto, só é preciso um pouco de trabalho duro. Além disso, construir vai te render alguns músculos se você fizer por conta própria.

Para reduzir o tempo de construção em quase metade, coloque galhos, tijolos e quaisquer outros objetos para fazer uma base. Depois é só despejar a terra no topo. Se você está planejando fazer um um morro ou base já pronta, basta cavar a terra ao redor e empilhar tudo no topo. Lembre de manter o terreno liso e tapar qualquer buraco, mesmo que seja pequeno. Quanto mais larga a rampa, melhor, especialmente quando está bem compacta.

Se lembre...

Apenas vá colocando mais e mais terra na sua rampa até achar que está bom - depois disso adicione um pouco mais. Vai parecer muito, mas é melhor do que ter que arrumar ou adicionar mais terra frequentemente. Depois de terminar a construção, você vai checar mais algumas vezes para ver se não sobrou nenhum galho ou buraco que possa atrapalhar a sua pilotagem.

Outra chave para fazer uma boa rampa é ficar de olho na parte mais alta dele, onde a moto decola. É preciso que o topo esteja bem liso e tenha um ângulo gradual de acordo com o resto da construção.

Para dar os toques finais você precisa jogar muita água na pista e deixa-la descansar por um dia ou dois para que endureça. Esse passo é um dos mais importantes para fazer uma rampa funcional. Tenha certeza de que sua rampa é segura e que está construindo ela na sua propriedade particular. Depois disso é só aproveitar. Boa sorte.

Texto original por motoxs, traduzido e complementado pela MX Parts.

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