O campeão Nacional de Enduro por 5 vezes têm alguma
experiência quando o assunto é lama. Quando foi perguntado para ele o que
achava do terreno cheio de lama, escorregadio e molhado da Costa Rica, ele nem
exitou: “parece que estou em casa”. Então conheça agora algumas dicas gerais de
Russell para pilotar na lama grossa, em condições extremas de tempo.
“O embalo é o seu melhor amigo. Não importa se você está querendo ir rápido ou escalar uma subida técnica. Existem casos em que o embalo vai ajudar você a pilotar melhor inclusive em alguma decida. Considere uma colina bem molhada e enlameada. Você encontra várias dessas na Costa Rica, e uma das maiores dificuldades que eu testemunhei nos pilotos era nas habilidades de descida. Às vezes, descer muito devagar pode deixar as coisas mais difíceis. Seus pneus se enchem de lama e você começa a lutar para se equilibrar na moto, sobrecarregando os freios.
A melhor forma é deixar a moto embalar sem ganhar muita velocidade. Se possível deixe o motor fazer a maior parte da frenagem, assim você vai deixar ela mais controlada. Também tenha muito cuidado com o freio da frente. Uma apertada mais forte e a frente pode limpar.
Em algumas descidas bem íngremes eu gosto de desligar o motor e soltar a
embreagem lentamente,
usando-a como freio enquanto ainda módulo os freios dianteiros e traseiros.
Dessa forma você não precisa manter o motor funcionando e ainda terá mais
controle sobre sua roda traseira - muito mais do que só travando os freios.”
“Manter uma aceleração constante é a chave nas situações de terreno molhado e com muita lama.
Uma aceleração desregular faz a moto agir diferente e pode jogar a suspensão em ações que
você não quer realizar. Você precisa ter o pneu girando, jogando lama e andando
o máximo que consegue enquanto evita deslizar. Acelerar demais vai jogar a
tração longe porque o pneu simplesmente só vai ficar girando. Colocar uma
aceleração suave vai manter a moto mais firme e consistente.”
“Nós cruzamos
muitos rios e riachos nas trilhas. Alguns podem ser intimidadores,
especialmente quando a água é turva e você não consegue enxergar o que está por
baixo da superfície. Eu gosto de abordar a travessia com cautela, e se você não
estiver seguro, desça da moto e ande pela corredeira antes de enfiar sua
máquina. Você vai agradecer a si mesmo quando evitar um buraco muito maior do
que parece ou escolher qual caminho tem as menores pedras. Se mantenha agachado
ou em uma posição sentado para começar a travessia. Depois se certifique de que
se algo der errado e você precise descer na moto, consiga fazer isso sem ficar
preso embaixo dela.”
“A única hora que você precisa pisar
no freio é entrando em uma curva pivô em uma área apertada. Todas as outras
vezes, frear levemente a roda traseira e da frente é a melhor abordagem. Frear
com tudo pode fazer você perder a tração repentinamente e fazer a moto travar
na dianteira, ou derrapar de traseira e te tirar do traçado rapidamente.”
Sua visão e para onde você está
olhando ditam qual vai ser sua velocidade e escolha de caminho. Se você estiver
olhando e acabar preso em uma grande fenda na trilha, ela provavelmente vai te
derrubar. Olhe para frente e conscientemente tente planejar o que está a
frente. Você estará inconscientemente superando obstáculos embaixo de você.
Quando se aproximar de um canto ou curva, olhe para o final, quando estiver se
aproximando de uma colina olhe para o topo e vá até lá.”
E você, o que
achou das dicas do Russel Bobbitt? Comente aqui embaixo
Texto original
publicado pelo site Dirtrider, traduzido e
complementado pela MX Parts.