Peças de motor deixadas de lado em muitos casos nas motos, as juntas de motor são fundamentais para o bom funcionamento em qualquer modalidade, modelo ou seja lá o que for quando o assunto é manter o funcionamento do motor da moto em dia, independente de ser focado na performance ou apenas para realizar passeios e se divertir, o funcionamento correto e eficiente do motor em qualquer situação é fundamental.
As juntas de motor são peças fundamentais para um funcionamento correto em qualquer moto, permitindo que o motor ofereça o máximo em qualidade em diferentes aspectos ao pilotar.
Assim como qualquer outra peça de motor, as juntas para motor precisam ser peças capazes de suportar as mais variadas condições de uso - nos níveis mais básicos, até os mais extremos, fazendo com que seja possível suportar altas temperaturas e sujeiras, garantindo que o motor se mantenha literalmente selado para funcionar corretamente.
Cada fabricante pode utilizar diferentes tipos de materiais na composição de suas juntas, mas em geral elas são produzidas em materiais que permitem suportar as condições, independente de onde sejam. Para as juntas do motor da moto que ficam em contato direto com as peças do motor que sofrem com o calor, por isso, a confecção desse tipo de junta do motor em geral é de cortiça, que tolera bem as diferenças entre asa variações de temperatura com alta capacidade de vedação, afinal, com o motor quente, ao passar em um riacho ou atoleiro, a queda brusca evita o comprometimento da performance.
Existem várias composições para as juntas de motos, mas as de motor em geral tem a fabricação em cortiça, que tolera diferentes temperaturas com excelente capacidade de vedação.
Além da cortiça, existem também outros materiais que compõe as juntas de motor, como as metálicas e que tem uma funcionalidade de manter a vedação, suportar temperaturas, mas evitar a contaminação por parte de fluidos e óleos, já que elas em geral possuem o-rings que auxiliam na vedação, sem permitir que esses líquidos saiam do seu local de funcionamento. Existem também juntas plásticas e até mesmo com acabamentos em espumas, que facilitam o fechamento e a vedação em locais de menor temperatura, mantendo as peças seladas com qualidade e proteção. O melhor de tudo isso, é que em geral são materiais mais baratos, e com isso, as juntas acabam se tornando peças de baixo custo, mas em contra partida, a mão de obra e os danos causados por falhas ou falta de funcionamento das juntas do motor pode ser bem cara.
Os diferentes materiais são responsáveis por também ajudar nos processos de vedação, mas em partes diferentes da moto, tudo para suportar pressões, temperaturas e manter o funcionamento sem vazões de ar ou líquidos.
Como saber se a junta queimou? Primeiro, se você comprar uma moto usada, esse é um ponto que é muito importante verificar. Reparar as juntas é uma situação muito grave, além de ser um processo geralmente caro. Em termos funcionais, a junta do cabeçote no motor separa o óleo que lubrifica o motor da água que o refrigera nas motos que utilizam radiador à água, funcionando como um retentor e impedindo a saída de água do sistema e entrando no circuito de lubrificação.
A queima da junta está normalmente ligada à uma falha no sistema de refrigeração da moto. Seja por falta de água ou líquidos, vazamentos nas mangueiras ou até mesmo avarias no radiador da moto, que superaquecem o material de composição da junta, fazendo com que ela trabalhe seca, danificando o funcionamento do motor. Por isso, é importante que em conjunto com as juntas de cabeçote, as válvulas e retentores do motor também são importantes de serem trocados, para que o funcionamento do motor se mantenha eficiente e sem dores de cabeça tão cedo.
As juntas de motor ou de qualquer outra parte da moto não são itens que podem ser comprados sem a devida atenção ao consultar um mecânico ou saber o máximo de informações que você tenha sobre a moto em que a junta ou jogo de juntas do motor será instalada. Além disso, é bem provável que ao precisar de uma junta de motor nova, sua moto já esteja desmontada e com isso essas informações já estejam claras para você. De qualquer forma, também saber se o que queimou também é um indício de que seja necessário realizar a troca do conjunto todo, afinal, mesmo não tendo uma validade, as juntas do motor serem trocadas em sua totalidade já garante que não seja preciso mexer novamente em tudo ao trocar apenas a que estragou ou queimou.
Na hora de trocar a junta do motor, é importante saber o máximo de informações sobre a moto e motor, além de ser um serviço altamente recomendado para ser feito por um profissional.
Só aqui na Mx Parts a maior e melhor loja off-road do Brasil você encontra o jogo de juntas ideal para sua moto com os melhores preços e condições, confira.