Antes de subir na moto e acelerar pelas trilhas e pistas é importante saber (e conhecer) os equipamentos de proteção que devem ser utilizados para garantir conforto, performance e claro, segurança.
Por isso, vários pilotos que iniciam as atividades no esporte sentem dificuldade em escolher seus equipamentos, falta de informação ou excesso de informações desencontradas (aquelas vindas de outros pilotos mais experientes), e claro, a falta de experiência para a pilotagem.
Independente da modalidade escolhida para praticar, é sempre bom ressaltar que no motocross, os posicionamentos são diferentes das motos de rua, e o fator ambiente pesa muito no caso de batidas e quedas como no caso dos saltos e buracos existentes pelo caminho nas trilhas ou nas pistas.
Por isso, é importante manter a proteção elevada ao máximo, e um dos principais pontos de impactos durante as pilotagens off road são os joelhos. Isso porque existem as movimentações (alternar entre ficar em pé e sentar) que são constantes, além de suportar toda a relação de impactos repassados pelos terrenos, saltos e suspensão da moto, em casos de quedas e principalmente pelo apoio realizado durante curvas, onde em um deslize ou mal posicionamento, os joelhos sofrem uma grande tensão.