Motocross
A modalidade mãe, ou melhor, a que todos falam que praticam, mas na verdade nem sempre é assim. Motocross em si, é um termo utilizado para praticantes da pilotagem em pistas e dele variam muitas outras, como o velocross por exemplo. Mas a temática é praticamente a mesma - rodar em um circuito fechado com chão de barro e geralmente com rampas para saltos.
O foco nessa modalidade é a velocidade, ou seja, tudo aquilo que for dispensável em relação à moto e ao piloto cai fora, já que por se tratar de um estilo voltado para a competição, o desempenho é fundamental, sacrificando conforto e em muitos casos até mesmo a proteção do piloto - o que para amadores é um risco elevado e não deve ser deixado de lado de forma alguma.
Fora do Brasil, o esporte movimenta uma legião de fãs que superlotam os estádios para assistirem as provas que são disputadas com várias equipes oficiais das grandes marcas, como Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki, KTM, entre outras e por ter uma maior visibilidade, é aqui que várias empresas desenvolvem produtos para os pilotos, motos e para as motos, onde quem realiza os testes são os pilotos profissionais, para então chegar até os amadores.