Cai no chão, se rala ou queima. Ou pelo menos só cai no chão. Apesar de que as vezes também se rala e queima. Tal é a vida de um rôia. Não espere que você vá sentar na moto e ouvir o grito da galera te ovacionando, porque você não vai. Ao começar no motocross, espere cair, se machucar e até dar de cara com uma árvore ou passar no meio de arbustos e se ralar inteiro.
Pilotar é difícil e leva meses para entender e anos para ser mestre. Mas muitos pilotos novatos tendem a cair (e xingar muito quando sentem seus machucados doendo pelo corpo) graças ao número de erros que, se evitados, fazem o processo de aprendizado um pouco mais leve e divertido.
Se lembra da sua primeira vez em uma bicicleta? Multiplique essa experiência por mil quando se trata de pilotar uma moto. Uma moto é mais pesada, rápida e complicada de pilotar. Seu pai, mãe ou até um irmão mais velho ajudou você na primeira vez com a bike, portanto provavelmente te deram alguns conselhos e instruções baseadas nas experiências deles.
Da mesma forma nós viemos mostrar os 5 erros que os rôias cometem e como passar por eles.
Entender o acelerador - quanto puxar, quando soltar - É uma questão de tempo. O mesmo vale para a embreagem e freio. Mas, usá-los juntos é como aprender malabarismo sobre duas rodas. Isso demanda treino, treino e mais treino.
Se você já sabe andar de bicicleta está um passo a frente. Você já deve ter ouvido a frase “é como andar de bicicleta” quando se refere a fazer algo que é difícil de aprender, mas depois que você entende, sempre está na sua memória independente do tempo que passe sem fazer a atividade. A diferença de aprender a andar em uma moto é simplesmente o peso e a velocidade envolvida.
Não espere se sentir confortável logo no início. Os novatos costumam ficar sentados porque é mais fácil, mas para muitos, ficar em pé é a melhor forma de seguir se você quer ter equilíbrio e controle. Em muitos aspectos, é preciso dar um pouco de controle para a moto, o que você não consegue fazer sentado.
Equilíbrio entra aqui, mas como posicionar seu corpo em uma curva, saltando e dentro das linhas de lama é crucial para prevenir a falta de controle na moto e fadiga excessiva. Um posicionamento errado na moto é a receita para cair na lama. Se você assistiu alguma corrida AMA Motocross, vai notar que as vezes o piloto e a moto estão quase paralelos ao chão sem que ele se incline em nenhuma direção. É preciso prática. Vá com calma até sentir a moto e entender o melhor posicionamento corporal em cada situação e obstáculo que o motocross colocar pra você.
Olhar para baixo é completamente natural quando se está pilotando. Uma pena que é completamente errado. Isso é chamado fixar em um objeto. Acontece no meio da corrida quando você vê um objeto como uma raiz, pedregulho ou linha, e então fixa seu olhar no objeto para não bater ou passar por cima dele. O que geralmente acontece é você pilotar para cima do objeto e bater ou cair. Em um grande campeonato, por exemplo, as linhas tiram o melhor dos iniciantes, mas a melhor escolha é olhar além e permitir que você e a moto sigam naturalmente o fluxo da linha. O ponto principal é que você precisa olhar a frente para ver o que está por vir. Olhar para baixo vai impedir que você ajuste corretamente seu acelerador e sua embreagem, tenha um bom posicionamento e equilíbrio. Então, se você seguiu todos os passos acima, não importa se você não sabe exatamente o que está por vir.
Se você acha que pilotar se resume a força, pense novamente. Existe um jogo mental que você joga enquanto corre, é quase 50/50 musculo vs. Cérebro. Ajuda a pensar mais rápido se você enfrente obstáculos desconhecidos em trilhas e se lembra de detalhes da pista que vai correr. Pilotos lentos cometem erros. Se preparar para o dia da corrida e aprender a melhor rota pode ser a diferença para derrotar um piloto que acha que velocidade é tudo que ele precisa para ganhar.
O último conselho fica no portão de largada. Tudo acima fica coberto de poeira se você diminuir sua competição e se sabotar da corrida mesmo antes dos portões caírem. Não pense que ninguém é melhor que você. Os outros pilotos podem ter uma moto novinha e bons resultados, mas isso não lhes dá nenhum tipo de vantagem. O treinamento mental na pista funciona bem melhor quando você pratica a sua técnica.