O nível de proteção é muito maior
Se você é um piloto que se preocupa com seu nível de proteção, certamente uma bota trilha mais cara oferece isso.
Afinal, não são somente os materiais dessas botas motocross tendem a ser mais resistentes à impactos e torções, como os sistemas de movimentação e tecnologias são otimizados e em maior quantidade.
Por exemplo, em um modelo de entrada de uma marca que possui três níveis de modelos - entrada, intermediário e top de linha, não há qualquer sistema de proteção como gaveta, pivô e afins no modelo de entrada na grande maioria das marcas.
Já os modelos intermediários contam com um desses sistemas, e claro que nos modelos top de linha, há sempre a presença de dois ou mais sistemas de proteção.
Em alguns modelos mais caros, isso chega a ter de 4 à 6 sistemas, inclusive na Alpinestars Tech 10 há uma botinha interna removível como se fosse uma tornozeleira, além dos sistemas da bota trilha.
Em vários modelos desse nível, a combinação com uma joelheira articulada oferece uma proteção que supera no mínimo em dobro o nível de segurança contra torções e quebras dos joelhos para baixo.
Isso significa dizer que só pela bota motocross, você tem uma porcentagem muito maior de proteção contra uma torção ou quebra mais grave que uma bota intermediária e maior ainda que uma bota de entrada.
Além da proteção dessas tecnologias e sistemas, a grande maioria deles funciona também para auxiliar na mobilidade que a gente já vai falar a seguir.