Uma lavagem mais cuidadosa pode ser feita com um borrifador (no estilo lava seco) ou ainda com a mangueira, afim de remover toda a sujeira nos mínimos detalhes -
o fundamental e que não pode passar batido independente da forma com que você vai lavar sua moto - o Tapa Escape.
Ele impede que a água entre no sistema de escapamento, que se tiver com umidade, causa afogamento na moto, comprometendo a queima do combustível e molhando juntas, além de agravar a oxidação e a formação de borra em determinadas peças da moto.
A única coisa que pode ser passada antes de molhar sua moto é um bom desengraxante em caso de sua corrente estar muito suja. Aplicar ele e deixar retirar o excesso de sujeira é muito importante, mas retirar todo ele na lavagem é ainda mais para lubrificar a corrente depois.
Aplicar água e sabão é muito importante e esfregar? só depois que a espuma fizer mais efeito, ou seja, começar a derreter o barro e a sujeira. Ai sim é hora da esponja ou escova para remover o restante - cuidado com materiais abrasivos demais como a parte verde das esponjas de casa, elas riscam adesivos e plásticos.
Se você passar desengraxante antes na corrente, não se esqueça de remover agora com a espuma, o ideal é passar limpar bem a corrente, assim como os resíduos nos dentes da coroa e pinhão, ou no mínimo prestar bastante atenção nesses lugares.
Cuidado ao aplicar também, afinal, os discos de freio não podem ter contato com esse tipo de componente, assim como pedais e pedaleiras que funcionam com graxas específicas e tirar elas pode comprometer a funcionalidade dessas peças da moto.